Foram empossados pelo diretor do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Stenius Lacerda Bastos, e pelo diretor do Foro da comarca de Goiânia, Wilson da Silva Dias, 120 novos servidores que foram aprovados no 1º Concurso Unificado para Provimento de Cargos do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Goiás. A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (1°), no auditório do 1° Tribunal do Júri da capital.

Dos 120 empossados, 49 assumirão cargos especializados no TJGO e os 71 restantes vão para a comarca de Goiânia. Além disso, 10 dos que foram convocados pediram prorrogação de posse. Os novos servidores passarão agora por um curso de capacitação, promovido pela Diretoria de Recursos Humanos do TJGO e pela Diretoria do Foro da capital, que será iniciado na tarde de hoje e, sem seguida, dentro de 20 dias, no máximo, serão lotados nas unidades.

Stenius Lacerda (foto) ressaltou a importância do momento, fato inédito do Poder Judiciário goiano. “A felicidade desta data é de duplo contentamento, pois no ano de 2012 foi idealizada a unificação da carreira dos servidores deste Judiciário e hoje fechamos esse ciclo - ideia e obra do presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves”, enfatizou.

Segundo ele, a partir de agora, os novos servidores que ingressam no TJGO têm a missão de pacificação social. “Estou certo que não há missão mais nobre”. O diretor-geral lembrou da grande estrutura do TJGO, que se estende a 129 cidades. Estrutura essa que, segundo ele, faz com que a administração tenha grandes desafios. 

Já o diretor do Foro de Goiânia, Wilson da Silva Dias, explicou que dos 71 novos servidores que são da capital, 35 são escreventes – irão para cartórios. “Nossa maior necessidade é recurso humano e eles vão contribui para o desafogamento de pessoal em algumas unidades, embora o número de servidores ainda não seja suficiente”, lembrou.

Wilson Dias destacou ainda que a posse dos profissionais especializados – assistentes sociais, pedagogos e psicólogos – suprirá uma necessidade histórica nas equipes multidisciplinares das áreas de Família, Violência Doméstica, Execução Penal e Infância e Juventude. “Essa disponibilidade de servidores para Goiânia só foi possível devido à sensibilidade do desembargador-presidente e do diretor-geral, que reconheceram a necessidade desse recurso humano para a capital”, falou, ao agradecer a administração do Tribunal goiano.

 

Colaboração

Designada para falar em nome dos colegas, Elisamara Soukef Silva Nogueira afirmou que os novos servidores contribuirão para o trabalho do TJGO seja ainda mais justo, mais célere e mais acessível. “Nossa humilde colaboração pode fazer a diferença, pois Justiça se faz não só com a sentença prolatada pelos juízes, mas também quando, cada um de nós, atendemos com gentileza e presteza aqueles que procuram o Poder Judiciário”, pontuou, ao afirmar que acredita que em Goiás existe uma Justiça acessível, célere e feita para todos.  

Ela salientou ainda que cabe ao Poder Judiciário a concretização dos direitos e garantias do cidadão Brasileiro. “A atual Constituição da República Federativa do Brasil é conhecida por ser a que mais concede direitos. Mas existem muitos que ainda não são efetivados e a Justiça tem um papel relevante na materialização desses direitos e na garantia, proteção e manutenção de nosso Estado Democrático de Direito”, concluiu.

Shirlaine Valeriano Alves, nova assistente social da comarca de Goiânia, afirmou que vai procurar trabalhar com presteza e agilidade, prezando pela celeridade judicial, dentro da ética e bom senso. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos