Aperfeiçoamento, integração, trabalho uníssono, união de expectativas profissionais e pessoais aos interesses organizacionais. Por meio dessa junção de fatores para alcançar uma melhor prestação jurisdicional, a Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promove desde esta segunda-feira (1º) um curso aos novos servidores, empossados ontem e aprovados no 1º Concurso Unificado para Provimento de Cargos do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário de Goiás. O treinamento, que consiste em palestras e orientações sobre a estrutura e funcionamento do Judiciário goiano, direitos e deveres dos servidores e sistemas judiciais internos e externos, acontece no Auditório do 1° Tribunal do Júri de Goiânia e segue até amanhã (3). 

Participam do curso 131 novos profissionais que, nesta manhã, receberam recomendações sobre relações interpessoais, comunicação, trabalho em equipe e atendimento ao público, tópicos que fazem parte da interação ao projeto Juntos Fazemos a Justiça. No início desta tarde, a diretora de Recursos Humanos do TJGO, Lígia Beatriz de Bastos Carvalho, proferiu palestra voltada para assuntos relacionados aos direitos e deveres dos servidores como jornada de trabalho, ponto eletrônico, estágio probatório, averbação de tempo de serviço, carteira funcional, gratificações, auxílio, licenças, permuta, avaliação de desempenho, entre outros. Na sequência, a apresentação dos sistemas informatizados internos do TJGO (Proad, Arca, Portais na Internet, Telejud, DI Atende, entre outros) foi o tema da ministração feita pela diretora de sistemas de informação da Diretoria de Informática, Ana Cláudia Bastos Loureiro Monção.

O diferencial do curso, de acordo com Lígia Beatriz, está justamente na unificação, que deve ser colocada na prática para que o servidor compreenda a dimensão da função que exercerá e ainda que faz parte da instituição como um todo, cujo reflexo ocorre internamente e externamente. “Nenhum trabalho pode fluir de forma correta e eficaz se desconhecemos o básico, se tudo não for realizado em conjunto. Um corpo não funciona sem a cabeça e os membros. O gerenciamento de um órgão é complexo, necessita do envolvimento de todos, e, por essa razão, esse contato com a administração é muito importante”, ressaltou.

O plano piloto desenvolvido pelo RH também está relacionado ao aprimoramento e atualização, conforme explica Lígia. “Os servidores eram enviados, por exemplo, para as comarcas do interior sem acesso a informações primárias como a ficha do estágio probatório ou conhecimento do Sistemas de Primeiro (SPG) e Segundo Grau (SSG). Nossa intenção é fazer com que esse profissional esteja preparado e atualizado sobre todo o serviço desempenhado no TJGO e a estrutura que o abrange”, pontuou.

Na segunda-feira (1º), no turno da manhã, logo após a posse, os diretores de áreas do TJGO (Diretorias Geral, Administrativa, Financeira, Informática, Judiciária, de Obras e RH) fizeram uma exposição aos novos servidores sobre o trabalho desempenhado em cada setor. À tarde, o planejamento estratégico do TJGO foi apresentado pelo secretário de Gestão Estratégica, Luís Maurício Bessa Scartezini, e a estrutura e funcionamento da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás ficou a cargo da diretora de Planejamento e Programas da CGJGO, Cássia Aparecida Alves. Os sistemas judiciais (conveniados como Bacenjud, Renajud, Infoseg, Sinic, Infojud, e-CNJ, além do Execpen, Banco Nacional de Mandados de Prisão, Malote Digital, SSG, CNJ, Gabinete Eletrônico, Portal do Extrajudicial e da Infância e Juventude da CGJGO) encerram o curso nesta quarta-feira (3) e serão demonstrados durante todo o dia. (Texto: Myrelle Motta/Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)