Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Outubro 2017
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
 

Notícias do TJGO

Presidente do TJGO conhece aplicativo que permite que, de dentro da viatura da polícia, seja lavrado TCO

CCS 1261O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, recebeu, na tarde desta segunda-feira (10), a visita do subchefe do Estado Maior da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Marcelo Martinez Hipólito. Na ocasião, o oficial apresentou ao presidente do Poder Judiciário Goiano o aplicativo “PMSC Mobile”. A nova tecnologia permite, num curto período de tempo, a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Há 10 anos, o aplicativo foi implantado nas viaturas da Polícia Militar de Santa Catarina. Com a tecnologia, os oficiais vem melhorando os processos de atendimento das ocorrências, permitindo, assim, maior desempenho e otimização do tempo gasto para confecção dos TCOs. Além disso, com o PMSC Mobile, segundo o coronel, os policiais permanecem mais tempo nas ruas e avenidas, combatendo o crime na cidade. O equipamento é composto por tablet e impressora térmica portátil, que são adaptados ao veículo permitindo que o TCO seja lavrado sem necessidade de se estar na Delegacia de Polícia. Além do presidente do TJGO, o sistema “PMSC Mobile” foi apresentado ao vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton e ao Comandante Geral da PMGO, coronel Divino Alves de Oliveira.

Durante a demonstração do aplicativo, o desembargador Gilberto Marques apoiou a iniciativa e agradeceu a visita. “Essa nova tecnologia é de extrema importância para as nossas polícias do Estado de Goiás, uma vez que permite a otimização do trabalho desenvolvido. “Quem acaba ganhando com o novo sistema é a sociedade”, afirmou o presidente do TJGO.  

CCS 1250Em Santa Catarina, o projeto já foi implantado nas cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, área do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) local. Em Camboriú, segundo informações prestadas pelo coronel Martinez, 100% das viaturas operam com o Mobile. O sistema foi criado e idealizado pela Polícia Militar da cidade.

De acordo com o coronel Martinez, com o sistema, os registros são feitos em um formato digital, que é mais transparente e menos propenso a erros. Ainda, segundo ele, os pilares desta ideia estão sustentados pela qualidade no atendimento, economia de recursos e confiabilidade na informação. Além disso, ressaltou, que o aplicativo permite ações de prevenção com mais viaturas nas ruas e não paradas nas portas de delegacias aguardando a realização do registro.

Conforme o Comandante Geral da PMGO, coronel Divino Alves de Oliveira, "esse intercâmbio de informações é extremamente importante para que possamos aumentar a qualidade e a agilidade na prestação de serviços à comunidade. Temos o interesse de adotar essa nova tecnologia”.

Participaram da reunião, o corregedor-geral da Justiça, Walter Carlos Lemes, o ouvidor do Poder Judiciário Itamar de Lima, o desembargador Nicomedes Domingos Borges, o tenente-coronel da Polícia Militar, Wellington de Urzêda Mota e o juiz auxiliar da presidência do TJGO, Jerônymo Pedro Villas Boas. (Texto/fotos: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO)