A exposição O Universo das Mandalas, do artista plástico Celso Santos, foi prorrogada até  sexta-feira (23). Visitantes podem conferir, gratuitamente, a mostra, que está no espaço cultural Goiandira do Couto, localizado no hall térreo do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A programação cultural inclui, também, oficinas e palestras, ministradas pelo expositor.

Desde a estreia, no dia 5 de outubro, pessoas de idades variadas participam das oficinas artísticas, para confeccionarem suas próprias mandalas. Nesta última semana, as aulas serão individuais, realizadas de manhã e à tarde. É necessário fazer inscrição prévia pelo telefone (62) 9648-4719 ou (62) 8189-2594.

O universo e o significado das mandalas será o tema das palestras, promovidas na quinta-feira (22) em dois horários: às 16 horas e às 17h30. Segundo Celso, a palavra mandala tem origem no sânscrito e significa círculo mágico. Além embelezar o ambiente, os objetos de arte têm a capacidade de formar um campo de energia favorável. “Representa a relação com Deus, com o dimensional, com o que transcende”, conta sobre o assunto abordado.


Artista
Celso Santos nasceu em Curitiba, Paraná, reside no Rio de Janeiro, e se dedica à criação de mandalas desde 1998. Autodidata, ele atribuiu seu conhecimento e técnica à pesquisa contínua e ao amor pelo trabalho. Já expôs em vários salões do País.
O artista conta que suas mandalas são intuitivas, transportadas para telas com tintas a óleo, acrílica e outros materiais e texturas diversos. “Atuo de maneira subjetiva, sem o direcionamento de interpretação, pois as mandalas são formas geométricas, sagradas e universais”. (Texto: Lilian Cury/ Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)