Durante a entrega da obra de reforma e ampliação do Fórum da comarca de Luziânia, nesta quinta-feira (19), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves (foto), criticou a corrupção em diferentes áreas das administrações pública e privada. “Outra é a realidade do Brasil nestes tempos de crise, resultante da idolatria ao dinheiro, de que fala o Papa Francisco, praticada por alguns empresários e políticos gananciosos na intenção de manter, aumentar ou conquistar seu poder. Impressionam e revoltam a todos nós as notícias diárias sobre antigos e novos casos de corrupção”, ressaltou.

Segundo ele, o momento é grave para o País, porém é a oportunidade para reflexão. O presidente fez questão de citar o Papa Francisco, que, para ele, usa palavras sempre sábias, oportunas e surpreendentes. “O Sumo Pontífice, em sua recente exortação apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, emite conceitos aplicáveis perfeitamente à gravidade do momento brasileiro”, disse, ao citar a fala do Papa, quando defendeu “… uma reforma financeira (…) uma vigorosa mudança de atitudes por parte dos dirigentes políticos, a quem exorto a enfrentar este desafio com determinação e clarividência. O Papa ama a todos, ricos e pobres, mas tem obrigação, em nome de Cristo, de lembrar que os ricos devem ajudar os pobres, respeitá-los e promovê-los. Exorto-vos a uma solidariedade desinteressada e ao regresso da economia e das finanças a uma ética propícia ao ser humano”.

Leobino Valente Chaves fez ainda um paralelismo entre o dia da entrega da reforma do fórum com o Dia da Bandeira, ambos festejados em 19 de novembro. “A sagrada bandeira nacional é reverenciada, no seu hino oficial, como o 'Pavilhão da Justiça e do Amor', expressão adequada aos propósitos de toda instituição que prioriza os valores humanos, entre eles o sentido religioso da vida. Sem Justiça, sem amor e – acrescente-se – sem religião, a vida perderia o sentido e todo nosso trabalho seria em vão”, salientou. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)