Em apenas sete meses desta gestão, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) subiu de 51% para 72% no índice IgovTIC_Jud, aferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que gera a nota sobre a governança de Tecnologia de Informação (TI) de todos os Tribunais do País. O resultado representa avanços na melhoria da prestação jurisdicional, principalmente, na área de informatização.

Para o diretor de Informática do TJGO, Anderson Yagi Costa, o índice, divulgado nesta semana, representa “um ganho expressivo em pouco tempo e a previsão para o próximo ano, completando o biênio, é continuar o engajamento para figurar entre os melhores Tribunais estaduais”.

Governança de TI

A Governança de TI é um desdobramento da governança corporativa. O setor atua como um mecanismo de controle, estabelecendo políticas e regras que direcionam os processos de tecnologia da informação nas instituições. O diretor da divisão, Joubert Duarte Borges, explica que é necessário medir e acompanhar investimentos e ações na área, “uma vez que a tecnologia de informação tem um alto custo – equipamentos, softwares e sistemas são caros e a mão de obra especializada é difícil de encontrar. É um impacto financeiro que importa bastante na entrega dos resultados à sociedade, para que a população receba serviços de qualidade”.

Criada na atual gestão do TJGO, a divisão de Governança de TI foi um dos fatores para alcançar o êxito no medidor do CNJ, conforme aponta Joubert Borges. “Além da dedicação exclusiva de funcionários do setor, o resultado também é fruto do engajamento de todas as áreas do TJGO – Presidência, Diretoria-Geral, Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) e Diretoria de Informática”, endossa.

O diretor explana, ainda, que, para alcançar a meta, foram feitas mudanças práticas no setor, como a elaboração de plano diretor da área, com aprovação da alta administração, a promoção da ferramenta de governança para acompanhamento do índice Igov_Jud e a criação do portal de Governança de TI. Confira os dados no portal. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)