O auditório do Fórum Cível, no Park Lozandes, foi palco de palestra da diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, na manhã desta segunda-feira (21). Ela abordou o tema As Mulheres na Política e as Cotas do Mercado de Trabalho para as vítimas de Violência Doméstica. O evento foi promovido pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-GO), com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e da Escola Judicial de Goiás (Ejug).

Conforme a presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, o tema discutido é de extrema relevância, já que trata da participação feminina no mercado de trabalho e na política. “O debate da inclusão da mulher é essencial para promover a igualdade entre os gêneros, além de possibilitar que as vítimas de violência doméstica se tornem independentes, financeiramente, e, com isso, se tornarem capazes de saírem do círculo de violência doméstica“. A desembargadora Sandra Teodoro Reis também parabenizou a Ejug pelos esforços em promover, de forma inédita no Judiciário goiano, a tradução simultânea da palestra por meio de intérpretes de Libra da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG).

O vice-diretor da Ejug,e atualmente diretor em exercício, juiz Clauber da Costa Abreu, ressaltou a importância de eventos que abordam a temática da mulher. “Os números da violência doméstica crescem de forma alarmante, e precisamos, cada vez mais, orientarmos as mulheres da nossa sociedade sobre a importância do papel feminino, tanto no mercado de trabalho, quanto na política”.

A presidente da ABMCJ-GO, advogada Larissa Junqueira Reis Bareato, esclareceu que o objetivo da entidade é unir mulheres de carreira jurídica para retornar à sociedade com o resultado do trabalho desenvolvido. “O ciclo de violência doméstica passa, principalmente, pela dependência econômica. A mulher, vítima de violência, por vezes não consegue desvencilhar desse círculo, por não encontrar meios de reinserção no mercado de trabalho”, declarou a presidente da ABMCJ-GO.

A organização do evento ainda preparou uma apresentação musical com os músicos Alessandra Lagares e Yan Súlivan, que interpretaram a canção Mulher de Coragem, de autoria de Yan Súlivan.
Também estiveram presentes no debate a delegada Adriana Accorsi e a presidente da Comissão da Mulher Advogada (OAB-GO), Ariana Garcia do Nascimento Teles.

Palestra

Diretora-geral do Senado Federal desde 2015, a relações públicas Ilana Trombka iniciou a palestra abordando aspectos da composição por gênero da força de trabalho no Brasil, e apresentou aos participantes o Programa de Assistência a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade, que destina 2% das vagas nos contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados do Senado Federal, com cinquenta ou mais trabalhadores, para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrentes de violência doméstica ou familiar.

“Ainda somos minoria nos postos de trabalho, especialmente em cargos de chefia. E, à medida que as pioneiras vão abrindo caminho, mostram para outras mulheres que é possível alcançarmos a equidade”, declarou Ilana Trombka. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)