A terceira edição da visita humanizada do programa Amparando Filhos aconteceu nesta quarta-feira (18), na Penitenciária Feminina Consuelo Nasser, em Aparecida de Goiânia. No evento, estiveram presentes familiares e filhos das reeducandas que cumprem pena na unidade prisional e são acompanhadas pelo projeto na comarca de Goiânia.

A diretora do presídio feminino, Daniella Cruvinel, destacou a importância do projeto: "É fundamental o projeto Amparando Filhos, pois ele aproxima o filho e os familiares da presidiária, além de humanizar várias delas, que, durante a semana, não têm visita dos familiares”. Daniela complementou afirmando que “é um dia emocionante e de confraternização, cheio de brincadeiras e comida”.

O evento foi organizado pela equipe do Programa Amparando Filhos do Juizado da Infância e Juventude da comarca de Goiânia, e também contou com ajuda de apoiadores, que forneceram comidas, refrigerantes, sucos. Além disso, uma campanha realizada pelo TJGO arrecadou presentes para os filhos das presidiárias sob custódia, com a campanha "Sonho é coisa séria e quando se trata de criança, é ainda mais".

Para a diretora Daniella Cruvinel, essa terceira visita resgata a essência do Natal, traz o amor e a união. "Hoje, as crianças tiveram a oportunidade de ter contato com os familiares e filhos, isso muda o clima aqui, elas acordam animadas e motivadas, além de ajudarem na organização da festividade”, afirmou a diretora.

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, Donizete Martins de Oliveira, que representou o corregedor-geral, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, ressaltou o objetivo da iniciativa; "É um projeto que visa dar mais qualidade de vida no comprimento da pena pelas presidiárias e condenadas”. O magistrado destacou, ainda,  que a Corregedoria se faz presente, desejando que esse projeto possa, cada vez mais, proporcionar às presidiárias, momentos de alegria com seus filhos e familiares, momentos de paz, para que possam estar se ressocializando cada vez mais".

Maria (nome fictício) diz que, com as visitas do Amparando Filhos, ela se sente alegre e feliz. “Há nove meses não vejo dois dos meus filhos, e hoje é a oportunidade de matar a saudade, podendo conviver e estar presente na vida deles, mesmo que seja em poucas horas”, conta, emocionada, a presidiária. Veja galeria de fotos (Texto: Thielly Bueno/ Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social)