A comarca de Bela Vista de Goiás terá, na gestão do presidente Walter Carlos Lemes, um novo fórum. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o diretor do Foro local, juiz Paulo Afonso de Amorim Filho, a prefeita do município, Nárcia Kelly Alves da Silva, e o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Rodrigues Teixeira, participaram da solenidade de início das obras da construção, nesta quarta-feira (4). O diretor-geral Rodrigo Leandro da Silva, diretores do TJGO e o proprietário da construtora, Onofre Luiz da Silva Júnior, também acompanharam a cerimônia.

Com a ordem de serviço assinada no último dia 21, as máquinas já estão no local fazendo a terraplanagem do terreno e devem seguir para a fundação em breve. A visita das autoridades teve início com uma oração do padre Luiz Fernando Nascimento de Oliveira, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, que abençoou engenheiros e trabalhadores da obra e destacou que a obra serve aos interesses da comunidade.

“Bela Vista é minha terra natal e sonhei com essa obra. É um projeto de fórum diferenciado, bonito, avançado, moderno, que marcará a presença do Poder Judiciário na cidade e será exemplo para todo Estado”, declarou o presidente Walter Carlos Lemes, evidenciando que o fórum seguirá diretrizes de sustentabilidade ambiental, trazendo economia para os custos do prédio.

O desembargador-presidente ainda ressaltou que o novo fórum representa “a realização de um trabalho de harmonia entre os poderes que atuaram com ideias em busca de um objetivo comum”.




O diretor do Foro de Bela Vista de Goiás, juiz Paulo Afonso de Amorim Filho, lembrou que a obra é o início de um sonho de há alguns anos e que o município, apesar de ser interior, enfrenta situações complexas pela proximidade com a capital. De acordo com o magistrado, tramitam na comarca cerca de cinco mil processos. “O presidente Walter se sensibilizou com a necessidade de termos um novo fórum e eu, que já estou na cidade há seis anos, pretendo ficar aqui por mais tempo trabalhando e decidindo pela vida das pessoas da melhor forma possível”, declarou o juiz.

A prefeita da cidade, Nárcia Kelly, também destacou a parceria entre os poderes que possibilitou a doação do terreno para construção do novo fórum pela prefeitura e a autorização pela Câmara Municipal. “Estou muito interessada que essa obra fique pronta e isso só foi possível com a parceria entre Executivo, Judiciário e Legislativo. Agradeço a todos que queiram fazer o bem para a população de Bela Vista”, afirmou a prefeita. Nárcia entregou ao presidente Walter Carlos Lemes uma camiseta para presentear sua esposa, Mariazinha Lemes, da caminhada pelo fim da violência contra a mulher que a prefeitura realizará na próxima sexta-feira (6).

O novo fórum
O novo fórum de Bela Vista de Goiás será erguido em um terreno de 10 mil metros quadrados e terá uma área construída de 4 mil metros quadrados. Serão três varas judiciais e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O prédio terá painel para energia fotovoltaica e poços de infiltração com caixa de recarga para alimentação do lençol freático.

A construção terá um pavimento térreo e subsolo com estacionamento para magistrados e servidores e, também um estacionamento externo para os usuários. Além disso, haverá acesso independente para magistrados e uma entrada no fundo do prédio para viaturas com detentos que precisam ir ao local participar de audiências.

Segundo o diretor de obras, Luiz Cláudio Dias Ferreira, o destaque do prédio é o desenvolvimento de um novo conceito estético, em uma proposta que contemplará fachada pele de vidro e revestimento de alumínio (ACM). O diretor afirmou que a construtora NJ Eireli tem, contratualmente, dez meses para entregar a obra, cujo prazo se encerra em 20 de dezembro. A obra foi orçada em R$13.875.319, 79 e licitada em 9.828.157, 02, havendo assim uma economia de um pouco mais de R$ 4 milhões. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO).

Confira a galeria de fotos.