16 pres reunio- videoconferncia-ws 008As juízas Sirlei Martins da Costa, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), e Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, diretora do Foro da comarca de Goiânia, se reuniram, nesta sexta-feira (16), com o diretor-geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás (DGAP), coronel Edson Costa Araújo, para a integração do sistema DRS Audiências, para videoconferências, com a Secretaria de Segurança Pública.

O diretor do Núcleo de Contratos e Aquisições de TI do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Glauco Cintra Parreira, informou que o Judiciário goiano já possui o sistema instalado em todas as 127 comarcas do Estado, com uma estrutura mínima para fazer a captação dos dados. "O DRS Audiências, hoje, é utilizado para fazer as gravações das audiências criminais e cíveis, onde o arquivo gerado é inserido dentro do Processo Judicial Digital (Projudi). Esse registro propicia maior celeridade, agilidade e possibilidade de revisão da audiência que foi realizada", explicou.

Glauco, responsável pelo projeto de ampliação do sistema, disse que essa reunião é uma segunda etapa desse trabalho já iniciado, onde, agora, será integrado à SSP. Atualmente, o DRS Audiência é utilizado apenas internamente, quando há uma necessidade de deslocamento de presos dentro do TJGO.

O coronel Edson Costa Araújo reforçou os benefícios que essa integração entre o TJGO e a DGAP trará. “Isso irá refletir em economia de tempo, de custos e de recursos humanos, quando for necessário o deslocamento de um preso para outros municípios, cobrindo distâncias largas”, contou. "Há ainda o risco que se tem quando se tira um preso de alta periculosidade para deslocamento, criando fragilidade no sistema. Tudo que a gente puder fazer para viabilizar mais economia e segurança é interessante, e nós temos uma tecnologia muito avançada, que nos dá condições de cumprir as necessidades do Judiciário e atender aos requisitos de segurança do sistema prisional", completou.

Na reunião, ficou determinado que os técnicos, do TJGO e da DGAP, elaborarão um relatório de viabilidade para a ampliação do sistema, marcando um novo encontro para daqui a dez dias.

Também participaram do encontro o juiz Liciomar Fernandes da Silva, da comarca de Jaraguá; a capitã da Polícia Militar e membro da DGAP, Telma Lúcia Bernardes; o gerente de Tecnologia, Informação e Comunicação da DGAP, Maruzan Monteiro da Silva; o gerente de Segurança e Monitoramento da DGAP, Alex Aparecido Galdioli; o diretor de Tecnologia da Informação da CGJ, Domingos da Silva Chaves Júnior; o diretor da Divisão de Suporte a Serviços de TI do TJGO, Valdemar Ribeiro da Silva Júnior; e o diretor tesoureiro da OAB-GO, Roberto Serra da Silva Maia. (Texto: Gustavo Paiva / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)