Criado pela Diretoria do Foro da comarca de Goiânia no final de setembro e inaugurado no dia 3 de outubro, o Núcleo de Atermação dos Juizados Especiais Cíveis da comarca de Goiânia, localizado no térreo do novo Fórum Cível, atingiu a marca de 500 atermações em seu primeiro mês de funcionamento, e ainda tem recebido elogios quanto à qualidade do serviço de atendimento ao cidadão.

O juiz coordenador dos Juizados Especiais e responsável também pelo Núcleo, Aldo Sabino (foto), comemora o resultado e destaca a qualidade do serviço de atendimento prestado pela equipe. O magistrado informa que a quantidade de atermações estava dentro do previsto, “já que em torno de 10% das ações que entram nos juizados são por meio de atermação, conforme estudo que realizamos”, disse. Ele também vê mais vantagens para o cidadão o atendimento centralizado no Núcleo, que disponibiliza uma maior faixa de horário e mais conforto para quem procura os Juizados Especiais Cíveis da capital, agora instalados no novo Fórum Cível.

O diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, justifica a importância da criação do núcleo, “que se deu em atendimento à solicitação dos juízes dos Juizados Especiais e em face da grande demanda, que antes ficava a cargo das secretarias dos juizados. O funcionamento do núcleo no novo Fórum Cível desafogou o trabalho das secretarias dos juizados, que agora dispõem de mais tempo para as demais atividades cartorárias”, informou o magistrado.

Segundo o servidor Ézio Lacerda Júnior, coordenador do Núcleo de Atermação, o primeiro mês de funcionamento já apresenta resultados bastante positivos não apenas pela quantidade de atermações realizadas, mas também pela padronização do atendimento e do trabalho realizado, “o que garante uma maior segurança aos jurisdicionados, além de contribuir para a agilidade do trâmite processual perante os Juizados Especiais Cíveis da capital”, informa o servidor.

Ézio Lacerda também ressalta o serviço prestado pela equipe do núcleo nesse primeiro mês. “A equipe foi treinada para acolher da melhor forma possível os cidadãos que nos procuram, não só no que diz respeito à agilidade no atendimento e qualidade das peças redigidas, mas também no tratamento humanitário dispensado às partes, uma vez que a maior parte do público é composto por pessoas carentes e que não possuem conhecimento jurídico”, anunciou Ézio.

A atermação é um dos meios de acesso à Justiça pelos Juizados Especiais, onde o cidadão propõe uma ação independentemente de estar assistido por um advogado. O Núcleo de Atermação dos Juizados Especiais Cíveis funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Sala T-02, no térreo do novo Fórum Cível, no Parque Lozandes. (Texto: Bruno Rocha/ Assessoria de Imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia)