Faltando quatro meses para o encerramento dos trabalhos do desembargador Leobino Valente Chaves à frente do Judiciário goiano, o índice de aproveitamento de seu plano de Gestão 2015/2017 já superou 76%. O dado foi repassado nesta terça-feira (4), durante a 4ª Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE), que tem na coordenação o secretário de Gestão Estratégica (SGE), Luis Maurício Bessa Scartezini. 

O encontro, realizado no salão da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), contou com a presença do desembargador-presidente e do diretor da Escola Judicial do Poder Judiciário (Ejug), desembargador Wilson Amaral, bem como dos juízes auxiliares da Presidência, Sebastião de Assis Neto, Romério do Carmo Cordeiro e Márcio de Castro Molinari.

O Plano de Gestão é uma ferramenta cujo objetivo é nortear os esforços de todas as áreas envolvidas, no curto prazo, na alavancagem pela consecução das metas propostas. A cada nova gestão é delineado um novo plano, sempre contemplando os objetivos estratégicos propostos para o longo prazo e vinculando as metas do biênio à estratégia delineada para horizontes de tempo maiores. Para este Plano de Gestão foram estabelecidas 20 metas, distribuídas em 3 perspectivas e alinhadas aos objetivos estratégicos e, consequentemente, aos macrodesafios propostos para a estratégia do Judiciário 2015-2020.

Das 20 metas inseridas no Plano de Gestão 2015/17, 14 estão em situação ideal, a exemplo das metas de ampliar em 100% o número de Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e de reduzir os processos pendentes de julgamento que tratam do desvio de recursos públicos e improbidade administrativa em, no mínimo, quantidade igual ao de distribuídos no período. Satisfeito com o resultado, Leobino Valente parabenizou toda a equipe, mas ressaltou que as áreas ainda estão trabalhando para melhorar o desempenho daquelas metas que ainda não foram integralmente cumpridas.

Para Luis Scartezini (foto acima), o resultado desta 4ª RAE é extremamente positivo e até surpreendente “hoje levando em consideração o desempenho de todas as metas, temos um cumprimento da meta balizadora (Meta 17) do plano estratégico de 76%, o que corrobora com os esforços empreendidos por todas as áreas, e por cada servidor e magistrado deste Poder”. Segundo ele, a expectativa para até o final da gestão é de 85%.

Também merecem destaque as metas referentes à celeridade e produtividade na prestação jurisdicional, principalmente a que define a ampliação em 50% do número de processos eletrônicos em relação ao total de processos que são protocolizados e a de implantação de critérios para a aferição da produtividade individual de magistrados e servidores da área-fim, considerando às especificidades das diferentes unidades judiciais. Apenas um meta está em situação crítica e cinco outras em situação razoável.

Reunião

Estiveram presentes ainda a reunião, Leandra Chaves, coordenadora de Assessoramento da Diretoria Geral; José Gomes, representando o Comitê Orçamentário do 2º Grau; Eunice Machado Nogueira, diretora de Planejamento da SGE, e Lucelma Messias de Jesus, coordenadora do Escritório de Processos, também da SGE. Ainda presentes, Mirelly Aparecida Tiago, coordenadora do Escritório de Planejamento; Jaquelline Martins, assessora da Diretoria de Planejamento, e Sandra Fleury Nogueira, 

Também marcaram presença Cássia Aparecida de Castro Alves, diretora de Planejamento da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás; Ana Cristina Marcos Machado Name, coordenadora de Diagnóstico da Ejug. Representando ainda esta unidade escolar, Diego César, Santos Suely de Faria Teixeira Coelho e Deise Aquino de Araújo Magalhães. 

(Texto: Lílian de França/Fotos Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)