Aproximadamente 300 pessoas participaram, nesta segunda-feira (1°), em Jussara, do Acelerar Previdenciário, programa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) que tem o objetivo de tornar ágil o julgamento de ações repetitivas e complexas. Durante todo o dia, foram realizadas cerca de 80 audiências.

Para a realização dos trabalhos foram instaladas cinco bancas no fórum, presididas pelo diretor do Foro de Jussara, Vôlnei Silva Fraissat e pelos juízes Joviano Carneiro Neto, Ronny André Wachtel, Mônica Miranda Gomes de Oliveira e Bruno Igor Rodrigues Sakaue. Localizado a 230 quilômetros de Goiânia,o município de Jussara conta hoje com mais de 20 mil habitantes.

De acordo com o diretor do Foro local, tramitam na comarca, que conta ainda com o distrito Judiciário de Santa Fé de Goiás, em torno de 8 mil processos, sendo que o número de previdenciários é considerado alto pelo magistrado. Segundo ele, o motivo é que no local prepondera a atividade rural e, também,  pelo fato de Jussara ser um município de grande extensão territorial.

Além disso, de acordo com o juiz, o fato de Jussara ter uma certa notoriedade de que os processos previdenciários movimentam rápidos. “Tenho feito uma averiguação para ver se as pessoas que vão participar dos mutirões realmente são daqui, caso contrário a comarca não tem competência para julgar, então, remetemos para o local onde eles moram. Portanto, antes de vir para o mutirão, eu determino a expedição de um mandado de averiguação que comprove se realmente a parte reside nos municípios que abrangem a comarca de Jussara e, sendo positivo, o oficial certifica ai trazemos para o mutirão”, explicou.

O mutirão também auxilia de forma que o magistrado tenha mais tempo para a realização de audiências criminais, por exemplo. “Como eu faço audiência todos os dias, se eu tivesse que encaixar todas essas previdenciárias na minha pauta haveria um grave comprometimento da minha produtividade, porque eu preciso de um tempo dentro do gabinete para poder despachar, fazer sentença. Então, isso me alivia e alivia bastante a comarca, salientou o magistrado.

Aposentadoria
Salvador Teixeira de Azevedo (foto abaixo), de 65 anos, foi uma das pessoas que conseguiu o direito da aposentadoria por idade rural, nesta segunda-feira (1°), em Jussara. O idoso vive sob os cuidados da irmã, a professora Maria Teixeira de Azevedo. Por muitas dificuldades para falar, ele não consegue entender muitas coisas. “Ele ficou com problema da cabeça. É desse jeito aí o tempo todo. Não fica sozinho e ainda bebe”, afirmou.

A irmã diz que o dinheiro vai ajudá-lo com as despesas já que ele não tem dinheiro para nada e vive com a ajuda dos outros. “Não tem filhos, não casou e passou a vida toda trabalhando na roça. O dinheiro vai ser para ele fazer as coisas dele, como cortar o cabelo”, contou. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)