Em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizada na cidade de Rio Verde na segunda-feira (08), por ocasião da transferência da capital do Estado, o Juiz Vitor Umbelino Soares Junior, titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher da comarca, foi homenageado com o Certificado do Mérito Legislativo. A proposta, aprovada por unanimidade, foi de iniciativa do presidente da Alego, deputado estadual Lissauer Vieira.

Em proposta enviada à Assembleia Legislativa, o deputado estadual Lissauer Vieira salientou que “a honraria concedida por meio do Certificado de Mérito Legislativo é justificada em razão dos relevantes serviços prestados pelo magistrado em prol da sociedade goiana”. A homenagem foi entregue ao juiz pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. Ao Centro de Comunicação Social do TJGO, Vitor Umbelino disse que a honrosa homenagem é fruto de uma constante aproximação do Judiciário com a população local. “Mais do que nunca mostra o resultado de um esforço conjunto de toda a equipe de servidores, que estão envolvidos com a causa relativa à violência doméstica contra a mulher, e com a melhoria constante da prestação jurisdicional”, informou o magistrado.
Para o juiz, “é preciso que o Judiciário esteja cada vez mais próximo da população, acompanhando a evolução social, pronto para dar respostas céleres e efetivas aos inúmeros conflitos que surgem no seio social”.

Atuação no Juizado da Mulher de Rio Verde

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e especialista em Ciências Jurídicas - Área de Concentração: Ciências Criminais pela mesma instituição, a atuação do magistrado junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rio Verde teve início em setembro de 2015, quando foi criada e instalada aquela unidade judiciária, a primeira do interior do Estado de Goiás.

Membro da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, sob a Presidência da Desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, Vitor Umbelino é o Coordenador Executivo do Projeto Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola, programa que visa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás e Secretarias Municipais de Educação, abordar a importância da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) junto à rede de ensino fundamental 1 e 2 de todos os municípios goianos, conscientizando educadores e estudantes a respeito da necessidade de combate e prevenção à violência doméstica contra a mulher. (Centro de Comunicação Social)