A Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) realizou na manhã desta sexta-feira (26),  o primeiro encontro com as associações representativas dos Notários e Registradores do Estado de Goiás. A iniciativa, inédita da CGJGO, objetiva apresentar sugestões e participar proativamente para a melhoria dos trabalhos prestados no Foro Extrajudicial.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, ressaltou a necessidade de uma atuação proativa e transparente, mediada pela colaboração entre as instituições envolvidas no processo correicional. “Estou feliz porque é o momento de buscarmos uma melhora nos serviços que os senhores prestam para a sociedade e por meio desse diálogo. Temos aqui toda a equipe da Corregedoria à disposição dos senhores”, salientou.

Ficou definido nesta primeira reunião de alinhamento que os encontros serão mensais, sendo o próximo em maio e o outro no mês de junho. A partir de agosto, será definido se os encontros passarão a ser realizados a cada três meses. Além disso, serão planejados seminários com temas recorrentes, que contarão com a presença de todos os cartorários.

O 2° juiz auxiliar da CGJGO, Algomiro Carvalho Neto, registrou que haverá um encontro regional nos dias 30 e 31 de maio, em Luziânia. Ele aproveitou a oportunidade para convidar os presentes.  Para o juiz, o encontro serviu para alinhar os trabalhos que serão iniciados a partir de agora, com a abertura de sugestões para pauta dos próximos encontros.

Iniciativa pioneira no País

Ao enfatizar o fato de ser essencial ter um espaço aberto para os cartorários se manifestarem, Igor França Guedes, presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (Sinoreg), salientou que a iniciativa da Corregedoria da Justiça de Goiás é inédita e até pioneira no País. “Os encontros reforçam o comprometimento da Corregedoria no exercício da função orientadora. Me comprometo a ir em todos os encontros”, salientou.

O presidente do Colégio Notarial do Brasil- Goiás, Adriano Artiaga, agradeceu a abertura dada pela Corregedoria e lembrou que os encontros e reunião são importantes para os prestadores desse serviço. “Obrigado por essa assessoria porque é onde buscamos esse respaldo para que possamos exercer com tranquilidade nossa atividade e essa iniciativa de abrir as portas é fundamental”, destacou. A seu ver, a oportunidade de aproximar os cartorários do Judiciário é ímpar.

Da mesma forma, Pedro Ludovico Neto, presidente da Associação dos Notários e Registradores de Goiás (Anoreg),  agradeceu a oportunidade dada pela Corregedoria, pois além de participarem dos encontros, os representantes dos notários e registradores de Goiás, poderão sugerir e ajudar a construir um novo caminho de aperfeiçoamento na atividade notarial registral. “É a primeira vez que vejo isso acontecer e nós estamos no lado de cá do balcão e precisamos de vocês.  Esse serviço pode ser melhorado e também valorizado. E é isso que vocês estão fazendo com esta ação”, afirmou Ludovico.

Umberto José da Mota, vice-presidente da Anoreg-GO e Bruno Quintiliano, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Goiás (Arpen-GO) agradeceram a iniciativa do trabalho que a Corregedoria está disponibilizando. “Essa aproximação com a CGJGO é muito importante para nós, porque é um trabalho em conjunto e estamos com vocês buscando sempre a melhoria do nosso trabalho. Fica aqui nosso sentimento de gratidão e reconhecimento pela Corregedoria”, enfatizou Bruno.

Também participaram do encontro, o secretário-geral da CGJGO, Rui Gama da Silva; o diretor de Correição e Serviços de Apoio, Sérgio Dias dos Santos Júnior; o assessor de Orientação e Correição, Ubiratan Alves Barros; o diretor de Planejamento e Programas, Clécio Silva Marquez; diretor de Tecnologia da Informação, Domingos da Silva Chaves Júnior e o diretor da Divisão dos Sistemas do Extrajudicial, Marco Antônio de Oliveira Lemos Júnior. Secretariou os trabalhos, o servidor Kenedy Augusto Batista Pereira. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Wendel Reis - Centro de Comunicação Social do TJGO)