A quinta edição de Lições Vernáculas desvenda uso do termo “alhures”, que significa “em outro lugar”. De acordo com Gláucia Mendonça, autora do projeto institucional, a palavra “resistiu ao tempo, e mesmo sendo tão antiga, continua a ornar a tradição da linguagem jurídica”, ressalta.


Lições Vernáculas também aborda a utilização do “apóstrofo”, também denominado viracento, que denota a supressão de letras, geralmente de vogal no final de uma palavra que se encontra com outra, iniciada por vogal.
Saiba mais

Lições Vernáculas, projeto institucional criado em dezembro de 2018, tem o apoio da Escola Judicial de Goiás (Ejug). A autoria do projeto é da servidora Gláucia Mendonça, que compartilha, didaticamente, com magistrados, servidores, colaboradores e demais interessados, de modo simples e didático, tópicos da Língua Portuguesa, úteis à atividade discursiva e ao aprimoramento da produção textual no Poder Judiciário. (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO)  Confira a nova edição