Na manhã desta terça-feira (14), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, participou da inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) na comarca de Senador Canedo, instalado na sede do campus da Faculdade Evangélica.“O que estamos implementando aqui é, sobretudo, um centro de aprendizagem, que além da solução de conflitos, pode proporcionar aos acadêmicos de direito o conhecimento prático do que é realizado nas cortes de justiça”, destacou Walter Carlos.

Para o juiz Paulo César Alves das Neves, diretor do Foro da comarca de Goiânia e coordenador adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), “a implementação desta unidade judiciária traz benefícios para a sociedade, no sentido de acelerar soluções e reduzir custos processuais. A tônica da política de conciliação e mediação é que ambas as partes ganham, por meio da celebração do acordo”, informou Paulo César.

De acordo com o presidente da Associação Educativa Evangélica, Ernei de Oliveira Pina, a parceria entre a instituição que representa e o TJGO, “será celebrada em cada acordo, que beneficia a população do município, a comunidade acadêmica e a justiça local, o que fortalece a aprendizagem e o respeito às relações humanas”, destacou.

“Como alternativa às partes, é interessante a construção de acordos, em detrimento do enfrentamento de litígios e da espera por uma sentença judicial. Essa parceria do TJGO com a instituição de ensino possibilita uma estrutura de atendimento à população,onde ganha, tanto a comunidade, quanto o Poder Judiciário”, ressaltou o juiz Marcelo Lopes de Jesus, diretor do Foro da comarca de Senador Canedo e coordenador do Cejusc local.

Eliane de França, professora de Direito Civil da Faculdade Evangélica, ressaltou que "a implementação do Cejusc vai além das questões jurídicas e acadêmicas, ao contemplar a possibilidade de auxílio na solução de conflitos, especialmente da população mais carente".

Também participaram da inauguração do Cejusc em Senador Canedo, a juíza auxiliar da Presidência, Sirlei Martins da Costa; a procuradora do Estado Cláudia Marçal, que estava representando o governador Ronaldo Caiado; o prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes;o reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel Mendes da Silva; e o diretor da Faculdade Evangélica de Senador Canedo, Leonardo Rodrigues. (Texto: Carolina Dayrell/ Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)