O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) conquistou o primeiro lugar no Prêmio Conciliar é Legal, por realizar o maior número de acordos do País durante a 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação. O TJGO recebeu ainda menção honrosa na categoria Especial de Qualidade, homenagem criada com o objetivo de mensurar o grau de satisfação do jurisdicionado com os conciliadores e com o próprio Tribunal. A entrega das premiações foi em Brasília, durante a 191ª Sessão Ordinária do Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esta é a quarta vez consecutiva que o TJGO fica com o primeiro lugar.

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO, juiz Paulo César Alves das Neves, que representou o desembargador-presidente, Ney Teles de Paula, recebeu os prêmios da conselheira Déborah Ciocci (foto)

De acordo com ele, o resultado é “extremamente” positivo e é um incentivo para que, cada vez mais, o TJGO incremente as ações do movimento da conciliação. “Somente em uma semana foram realizadas 59.387 audiências e efetuados 54.573 acordos, o que representou 40% dos 153,3 mil acordos celebrados nas justiças estaduais do País. Esperamos superar essa marca e contribuir para fortalecer a pacificação por meio do Poder Judiciário”, frisou.

O conselheiro Emmanoel Campelo, coordenador do Comitê Gestor Nacional da Conciliação, destacou que a conquista pela quarta vez do prêmio é fruto do esforço e dedicação de magistrados e servidores do TJGO. “O CNJ está observando e valorizando as boas iniciativas criadas pelos tribunais. E os tribunais vencedores demonstram a comprovada importância da capacitação dos servidores”, pontuou.

Para ele, a premiação contribui para a imagem de um Poder Judiciário sensível e pacificador junto à opinião pública e é instrumento efetivo de justiça e paz social. Além disso, ele observou que a conciliação dissemina e estimula a realização de ações de modernização no âmbito do Poder Judiciário, que contribuem para a aproximação das partes e para o aprimoramento da Justiça.

Participaram da cerimônia de premiação o juiz substituto em segundo grau Roberto Horácio; os servidores do Núcleo, Vinícius Ribeiro Camapum, Marielza Nobre de Caetano da Costa e Augusto Maciel de Souza Magalhães. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos.