O projeto Justiça Educacional – Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola – foi implantado nesta terça-feira (3) na comarca de Mara Rosa. Dois colégios estaduais participam da iniciativa: Presidente Castello Branco e Professor Júlio Cavalcante, envolvendo, ao todo, 116 alunos. O programa é uma ação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), desenvolvido nas comarcas goianas com estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Na comarca, o responsável pela implantação do projeto foi o juiz Rodrigo de Castro Ferreira.

Para a juíza Camila Nina Erbetta Nascimento e Moura, coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO, a importância do projeto é fomentar o elo da justiça com a comunidade. Na ocasião da instalação do projeto em Jussara, no último dia 29, ela falou sobre dois aspectos do programa:  “Primeiramente, aproxima a Justiça da comunidade, principalmente dos professores, pais, escolas e alunos. E, em segundo lugar, ajuda na formação ética dos estudantes envolvidos, pois são trazidas para os adolescentes noções de direitos, deveres e cidadania, além de noções sobre a Justiça e seu funcionamento”, apontou.

A realização do projeto reuniu autoridades locais no salão do Tribunal do Júri do fórum. Estiveram presentes os prefeitos de Mara Rosa, Elvino Coelho, e Amaralina, Vandeilson Gonçalves, bem como os presidentes das Câmaras Municipais das duas cidades, o representante da subseção local da OAB, Virgílio Bucá Moreno, a autoridade eclesiástica Padre Edval, entre outros. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)