O projeto Justiça Educacional – Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola foi implantado nesta segunda-feira (9), na comarca de Águas Lindas de Goiás. Cerca de cem alunos de escolas públicas do município participam da iniciativa, que envolve também crianças e adolescentes acolhidos na Casa de Moisés. 

O programa é uma ação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), desenvolvido nas comarcas goianas com estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Na comarca, a responsável pela implantação do projeto foi a juíza Célia Regina Lara.

Para a magistrada, não se pode ignorar o fato de que a educação é o instrumento mais poderoso que um país pode acionar para resgatar e fortalecer a cidadania. "Participar de um esforço que une instituições e a sociedade na busca de uma realização mais ampla da Justiça, como a implantação deste projeto, é uma iniciativa valiosa para a compreensão da importância do Judiciário. Possibilita o reconhecimento e fortalecimento da cidadania", afirmou. Célia Regina pontuou que a criança que aprende a ler e escrever desde cedo, domina os meios que podem abrir as portas do conhecimento e se torna um cidadão participativo, conhecedor dos seus direitos e deveres.

Ela ressaltou ainda que o conhecimento dos direitos e deveres afasta a violência do ambiente escolar e motiva o comprometimento do cidadão com o futuro do País. Célia Regina salientou que o projeto lança as bases da Justiça preventiva. Em Águas Lindas, será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Município e atenderá aproximadamente 300 alunos, matriculados no 5º ano de oito escolas.

A iniciativa atenderá também crianças e adolescentes acolhidos na Casa de Moisés. Entre as atividades que serão realizadas a partir do projeto, está o concurso de redação com o tema Águas Lindas de Goiás e Justiça: Para cada Direito, um Dever. Os três primeiros colocados serão premiados.

Durante a solenidade, foram entregues livros de literatura às crianças e exemplares da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para as escolas municipais. Estiveram presentes o juiz Luís Flávio Cunha Navarro, diretor do foro da comarca, o Secretário Municipal de Educação, Silvério Corrêa de Sousa, Secretária de Ação Social, Aleandra Henrique de Sousa, entre outros.

A coordenadora do projeto no Estado de Goiás, juíza Camila Nina Erberta Nascimento e Moura, e a equipe de comunicação do TJGO não conseguiram chegar ao evento devido às manifestações que interromperam as vias de acesso à cidade.  (Texto: Brunna Ferro – Centro de Comunicação Social do TJGO / Fotos: Carlos Peixoto)