A juíza Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade (foto) foi eleita, pelo critério de antiguidade, à unanimidade de votos, para ocupar vaga de juiz substituto em segundo grau, na sessão ordinária da Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), na tarde desta quarta-feira (28). Ela concorreu com mais quatro juízes e passa a ocupar a vaga deixada pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis.

“Agradeço primeiramente a Deus, depois a todas as pessoas que trabalharam comigo, a todos os serventuários do Tribunal de Justiça de Goiás e Tribunal Regional Eleitoral (TRE -GO), de todas as comarcas por onde passei, a todas as equipes que atuaram nos projetos em que trabalhei; aos membros do Ministério Público (MP), advogados, colegas e desembargadores, e em especial à minha família, com quem sempre aprendi, dividi minhas dificuldades, dúvidas, anseios, meus ideais e minhas vitórias. Obrigada!”, reconheceu Doraci.

A magistrada se formou em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1981; atuou como advogada por oito anos, quando foi aprovada em concurso público de juiz substituto, em 1989, designada para a comarca de Padre Bernardo, onde permaneceu até 1990.  De agosto do mesmo ano até maio de 1991, Doraci Lamar atuou como juíza substituta respondendo pelas 1ª e 2ª Varas de Juizados Especiais de Pequenas Causas de Goiânia; Vara dos Feitos de Procedimento Sumaríssimo e 1ª Vara Criminal da capital.

Foi efetivada como juíza de direito de 1ª entrância, pelo critério de antiguidade, na comarca de Mossâmedes, onde atuou de junho a dezembro de 1991. Mais tarde, foi promovida a juíza de 2ª entrância da comarca de Mineiros e, depois, a juíza de 3ª entrância do Juizado Especial de Pequenas Causas de Itumbiara, também pelo critério de antiguidade. Em Itumbiara, exerceu o papel de juíza eleitoral da 16ª Zona, de 1992 a 2004.

Também no TRE-GO, foi juíza-membro de 2010 a 2014. Em 1994, foi removida para o 4º Juizado Especial Cível de Goiânia, onde se encontrava como juíza titular até o momento.

Projetos
Doraci Lamar implantou e coordenou o Programa Justiça Preventiva, que deu origem aos projetos Justiça Alternativa, Justiça Itinerante e Justiça Educacional. O Justiça Itinerante foi implementado de 1995 a 2000 e o Justiça Educacional, de 1996 a 2000. Foi coordenadora-geral da Comissão do Movimento Nacional pela Conciliação do TJGO, de 2006 a 2010. A juíza Doraci Lamar implantou e coordenou, também, o Projeto Justiça Móvel de Trânsito de dezembro de 2000 até a presente data. (Texto: Jovana Colombo – Centro de Comunicação Social do TJGO)