O corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, que está entre os magistrados que receberam a incumbência, essencial para o Estado Democrático de Direito, de liderar a fiscalização e orientação do trabalho efetuado pelo Poder Judiciário de cada unidade da Federação, esteve reunido com corregedores-gerais da Justiça de todo o País na noite desta quinta-feira (16), no Palácio da Justiça, sede do Judiciário paulista, para a abertura do 81º Encontro do Colégio Permanente dos Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge). Acompanham o corregedor-geral no evento o juiz Algomiro Carvalho Neto, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, e o assessor jurídico da CGJGO, Evaldo Vilela leão.

Com foco para a expansão de boas práticas e o aprimoramento da prestação jurisdicional, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, ao saudar os participantes do evento, destacou a relevância do evento para a Justiça brasileira. “O Encoge tem como escopo a troca de experiências das Corregedorias na sua importante missão de orientar e coordenar a atuação jurisdicional nos Estados e no Distrito Federal”, frisou.

O desembargador paulista, que foi corregedor-geral da Justiça do Estado no Biênio 2016/2017 e ocupou a Presidência do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), falou sobre a atuação democrática do colegiado, que reúne e expande boas práticas para o aprimoramento dos serviços judiciais e extrajudiciais. “Em nome do Tribunal de Justiça, nesse prédio que abriga tantas histórias e é símbolo da pujança de São Paulo, tenho a honra de recebê-los. Que tenham um encontro muito proveitoso”, expressou, dando as boas-vindas aos presentes.

Corregedorias: “Coração das Cortes de Justiça”

Já o corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, falou sobre a alegria em poder realizar o encontro em sua cidade e agradeceu ao presidente Pereira Calças pelo apoio na realização do 81ª Encoge, além de enaltecer o ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, corregedor nacional da Justiça, enaltecendo sua atuação. Também ressaltou o trabalho das Corregedorias, que, a seu ver, “representam o coração das Cortes de Justiça”. Segundo o magistrado, é “por intermédio delas que se busca orientar, regrar, uniformizar procedimentos e velar por boas condutas, tudo com vistas a dar pleno cumprimento o princípio da eficiência, dever de todo homem público”.

Para dar início aos trabalhos do encontro, fez uso da palavra o presidente do CCOGE, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, que é corregedor-geral da Justiça de Pernambuco. Ele agradeceu aos desembargadores Pereira Calças e Pinheiro Franco pela receptividade e carinho. “O TJSP, com 145 anos de história, tem muito a nos ensinar. Temos muito a aprender com essa experiência e, também, compartilhar as ideias. Nosso trabalho nas corregedorias é voltado ao cumprimento das metas, para orientar e valorizar a Justiça”.

A palestra magna foi proferida pelo corregedor nacional da Justiça, ministro Humberto Eustáquio Martins, com o tema “Os Desafios do Judiciário e o Conselho Nacional de Justiça”. “Acredito que este encontro é o local adequado para pensarmos as mudanças de que o Judiciário necessita e que a sociedade brasileira deseja”, declarou. Após as palavras do ministro, o corregedor Pinheiro Franco cumprimentou o palestrante. De acordo com ele, os pontos levantados são “temas que representam a pedra angular do Encontro. Justiça rápida, transparente e eficaz é a prioridade de todos nós”, acrescentou. Em seguida, o presidente do CCOGE encerrou o primeiro dia de trabalho agradecendo ao ministro e a todos os corregedores e juízes auxiliares presentes. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás com informações do site do Tribunal de Justiça de São Paulo/Foto oficial do 81º Encoge: TJSP)