Atendendo solicitação das Coordenadorias do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Alfredo Nasser (Unifan) e Sul-americana (Fasam), o juiz Leonardo Fleury Curado Dias, da 4ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia, realizou pela primeira vez, nos dias 3 e 5 deste mês de maio, sessões de julgamento nestas duas unidades educacionais.

Conforme explicou o magistrado “o atendimento foi motivado pela necessidade da divulgação da instituição do júri, principalmente entre os estudantes de Direito, despertando o interesse dos futuros operadores do direito, além de informar à sociedade em geral, o mecanismo do funcionamento do julgamento pelo Tribunal do Júri”.

Esse trabalho de aproximar os alunos do curso de Direito da prática dos tribunais do júri, já vem sendo feito pelo magistrado também em sua comarca, notadamente na Associação Educacional Nossa Senhora Aparecida (Fanap).

As sessões realizadas na Unifan e Fasam contaram com a colaboração do representante do Ministério Público, Milton Marcolino, e as presenças de aproximadamente 150 estudantes, em cada faculdade, “demonstrando o interesse dos alunos”, ressaltou Leonardo Fleury. Segundo ele, houve por parte das entidades manifestação pela continuidade da realização dos júris.

Nos dois processos levados a julgamento, o Conselho de sentença absolveu Waldir Ribeiro de Moura do crime de homicídio contra Danilo Marra Monteiro, enquanto Edson Júnior Ribeiro Reis e Paulo Roberto Alves de Souza foram condenados pelo homicídio de Guilherme Lima França, que, igual à primeira vítima, morreu em função dos ferimentos produzidos por arma de fogo. A pena definitiva de Edson foi de 7 anos e 2 meses de reclusão, ficando Paulo com 6 anos e 6 meses de reclusão. (Texto: Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)