Dosar penas, fazer cálculos de frações, transformar anos, meses e dias, e também o contrário, dependendo da necessidade, é uma tarefa árdua para magistrados, servidores, advogados, promotores e até partes envolvidas em um processo no âmbito penal.

Mas agora, essas dificuldades, que demandavam perda de tempo e contribuíam para a morosidade da demanda processual, ficaram para trás com a Calculadora de Tempos e Datas, desenvolvida pela equipe do Programa ExcecpenWeb, integrado pelas servidores Wilana Carlos da Silva, da Divisão de Sistemas da Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), e Nair Pinheiro da Moura  da CGJGO.

A ferramenta de excelência, que tem como finalidade dar celeridade à prestação jurisdicional, especialmente na área penal, e auxiliar efetivamente nesses cálculos, já está disponível nos sites da CGJGO e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Com ampla experiência nessa seara, a servidora Nair Pinheiro, que  lida há  14 anos com cálculos de liquidação de penas e ministra cursos aos servidores sobre o tema, afirma que a calculadora um avanço considerável.

Ela explica que futuramente serão implementados recursos para acrescentar na calculadora a opção relacionada à soma de frações. “Essa nova ferramenta é de valioso auxílio a juízes, promotores, advogados, estudantes, assistentes, enfim, a todos os envolvidos com o aspecto penal. Agora tudo está disponível on-line e não necessitamos mais fazer cálculos ou dosar penas manualmente, o que é um grande desperdício de tempo tanto para quem trabalha com a dosagem de penas quanto para quem depende da Justiça ”, comemorou. (Texto: Myrelle Motta - assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)