Com o objetivo de facilitar o acesso e a utilização dos diversos programas e redes de informática pelos magistrados e servidores do Poder Judiciário goiano, foi apresentado nesta terça-feira (29), no salão nobre da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o sistema Arca que permite ao usuário ter um ponto de acesso a vários outros sistemas com um único login e senha.

O sistema foi lançado pela Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e contou com o apoio da Presidência do TJGO; da Diretoria Geral; Secretaria Geral da Presidência; Comissão de Informática e do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação.

De acordo com o diretor de Informática do TJGO, Antônio Pires, os usuários tem dificuldades de lembrar ou guardar os endereços de todos os sistemas eletrônicos em que precisam entrar pois, somente no Judiciário goiano, eles são mais de 50 desenvolvidos internamente. “Pelo Arca o usuário entrará com seu login e senha uma única vez e verá, na mesma tela, todos os sistemas do Poder Judiciário os quais ele está autorizado a acessar, não sendo necessário que ele memorize várias senhas diferentes”, ressaltou, para, em seguida, explicar a escolha do nome Arca para o novo sistema. "Ele abarca todos os outros".

Além disso, o diretor frisou que o Arca disponibilizará um serviço de notificação de eventos. Assim, toda vez que o usuário receber um processo administrativo eletrônico ou e-mail o Arca irá notificá-lo na área de trabalho. “A intenção é que novos sistemas sejam integrados no futuro, pois o Arca vai compartilhar informações entre eles”, adiantou.

O presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, parabenizou a equipe que desenvolveu o sistema e destacou a sua importância nos dias de hoje. “Isso facilitará o trabalho de todos. Temos uma equipe integrada e estamos avançando no tempo”, pontuou.

Também estiveram presentes na apresentação os desembargadores Walter Carlos Lemes, Orloff Neves Rocha e Amélia Netto Martins de Araújo; o juiz-auxliar da Presidência, Carlos Magno Rocha da Silva; a juíza Camila Nina Erbetta Nascimento e Moura; diretor-geral, Wilson Gamboge Júnior; diretora da Recursos Humanos, Márcia Bezerra Maya Faiad; secretário-geral da Presidência, Fernando Sousa Chaves. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos