O juiz-auxliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Carlos Magno Rocha da Silva, recebeu, na tarde desta sexta-feira (22), visita de representantes da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus), para discutir a implementação de tornozeleiras eletrônicas. 

Estiveram presentes também o juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Wilton Müller e a juíza do 8º Juizado Especial (2ª Vara de Execução Penal de Goiânia), responsável pelos regimes aberto e semiaberto, Wanessa Rezende Fuso.

A equipe se reuniu com os juízes para verificar quais presos podem ou devem passar a usar as tornozeleiras e a partir de quando elas serão utilizadas. Segundo Wanessa Fuso, o papel do Judiciário na implementação do equipamento é definir quais presos serão atendidos. "É um avanço a utilização de tornozeleiras, por ser uma tentativa de conferir maior efetividade para o Estado no acompanhamento dos detentos que estão fora do estabelecimento prisional", ressaltou. De acordo com a magistrada, outro ganho é a diminuição da população carcerária, pois viabiliza outra forma de cumprimento de pena. A expectativa é que elas sejam utilizadas nos regimes abertos e semiabertos.

Os próximos passos serão as informações de prazo e quantidade de material a ser disponibilizado pela empresa responsável, que fica a cargo do Estado, para depois poder implementar o uso das tornozeleiras. "A expectativa é o mais rápido possivel", destacou. (Texto: Lorraine Vilela/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)