Os participantes do curso O Magistrado na Mídia, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) em parceira com a Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) tiveram a oportunidade, na manhã desta sexta-feira (13), de assistir a palestras que trataram do relacionamento, muitas vezes conturbado, entre eles e a imprensa.

Para o período vespertino, os magistrados terão um treinamento sobre técnicas e estratégias para conceder entrevista em diversos meios de comunicação, com a professora e produtora do Conselho da Justiça Federal, Dione Tiago, além de oficinas práticas.

O ex-site Consultor Jurídico (ConJur), Rodrigo Haidar, observou que o Poder Judiciário está presente nas pautas jornalísticas diariamente por tratar de diversos assuntos que são de interesse da população, como união homoafetiva, marcha da maconha, Lei da Ficha Limpa e o Projeto do Código Florestal, entre outros. "Para o bem do cidadão, juízes e jornalistas devem 'trocar ideias' com mais frequência", destacou. Para ele, esse contato fará com que as notícias do Judiciário sejam divulgadas com menos erros.

Rodrigo Haidar forneceu, ainda, algumas dicas para romper a barreira que existe entre essas duas categorias, salientando a importância de os juízes compreenderem a urgência que o jornalista tem de divulgar a informação. Incentivou-os, ainda, a serem mais acessíveis à imprensa e a terem paciência para dar informações e explicar o funcionamento da Justiça.

A assessora de imprensa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e de Territórios (TJDFT), jornalista Adriana Jobim, por sua vez, esclareceu que a assessoria de comunicação, no Judiciário, funciona como um elo, uma ponte entre entre jornalistas e magistrado, e não um muro. "A assessoria não consegue abafar tudo o que acontece no próprio Judiciário". Para Adriana, "Justiça, mídia e sociedade é uma parceria necessária". (Texto: Jovana Colombo - estagiária/ Foto: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)