Na segunda-feira (24), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, esteve na comarca de Luziânia, para conhecer o Projeto Exposição da Sociedade da Cidade do Século XIX Através das Histórias dos Processos Judiciais. 

O projeto é uma iniciativa da gestora do arquivo judicial da comarca de Luziânia, Maria Lúcia de Castro e tem o apoio da juíza e diretora do foro de Luziânia, Soraya Fagury Brito. Uma mostra dos processos do século XIX e meados do século XX está exposta, ressaltando a importância da memória judicial para a sociedade.

O desembargador Ney Teles, juntamente com a equipe que o acompanhou, decidiu levar o projeto para as Comemorações dos 140 anos do TJGO, que se iniciam no mês de maio. A ideia é informar a população sobre este projeto, que inclui a produção de um documentário contando as histórias narradas nos processos, além da publicação de uma edição comemorativa da Revista TJGO pelos 140 anos do poder judiciário goiano.

Foi decidido ainda que o projeto se estenderá a outras comarcas, a princípio em Piracanjuba, Pirenópolis, Corumbá, Rio Verde, Formosa, Cidade de Goiás, dentre outras cidades históricas do Estado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), incentiva e apoia ações como estas, que buscam preservar e divulgar a memória judiciária em todos os seus ramos de atuação e em cada região do País.

Incentivo

O Proname tem a missão de organizar e disponibilizar a informação, preservar a memória da Justiça e como consequência manter preservada, também, a memória da nossa sociedade. Nos registros judiciais arquivísticos, museológicos e biblioteconômicos, materiais ou imateriais, estão fatos que atingiram e marcaram a sociedade ao longo dos anos.

Estiveram presentes também, o diretor geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior; o secretário da gestão estratégica, Leonardo Rodrigues de Carvalho, os juízes; Felipe Levi, Wilker André, e o diretor de segurança do TJGO, Tenente-Coronel da Polícia Militar William Pereira da Silva. (Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)