O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, entregou, na manhã desta segunda-feira (10), o prédio do fórum da comarca de Itaberaí reformado. Foram feitas substituição de telhas, pintura, ampliação do estacionamento interno do prédio, com aumento de seis vagas para carros e criação de 12 outras para motos, além de uma exclusiva para viatura; trocados os aparelhos de ar-condicionado do Tribunal do Júri, e o fechamento e climatização do Protocolo.

A obra foi iniciada em agosto, durou 180 dias e custou ao Poder Judiciário cerca de R$ 419 mil. O presidente ressaltou que, melhorando as condições de trabalho de servidores e magistrados, consequentemente, se promove uma melhor prestação jurisdicional. Segundo Ney Teles de Paula, há seis novos fóruns em construção e cerca de 30 comarcas em reformas. “No ano passado, focamos no planejamento do Plano Estratégico do tribunal, agora é hora de executarmos”, salientou.

Ao agradecer o presidente do Judiciário goiano pela reforma do fórum, o diretor do Foro local, juiz Ernani Veloso de Oliveira Lino, lembrou que o local era insuficiente para a demanda da comarca, que atualmente conta com cerca de 5 mil processos em tramitação. “É um prédio que, com quase nove anos, precisava de uma reforma”, afirmou.

Também juiz de Itaberaí, Gustavo Braga Carvalho falou da necessidade da Justiça de se adequar às novas realidades. “Itaberaí já caminha para os 50 mil habitantes. Consequentemente há conflitos socais que trazem ao Judiciário novos desafios, o que torna indispensável sua modernização”, frisou. Para ele, a reforma é em prol da acessibilidade, do atendimento confortável e digno aos usuários e servidores da Justiça. “A Presidência do TJGO tem inegavelmente se esforçado para modernizar a estrutura de seus prédios. Não só na parte física, como também no aspecto humano. Isso só demonstra o brilhantismo e eficiência que tem tido a atual gestão e como tem conduzido o Judiciário para o futuro”, enfatizou.

O presidente Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador João Waldek Félix de Sousa, falou da honra de trabalhar em prol da sociedade. Nascido no município, o magistrado destacou a importância de trazer benefício para a população. “Me sinto honrado em estar aqui. Trabalhei na comarca por 11 anos como serventuário, além disso, meu avô e meu pai trabalharam aqui por 50 anos. Nasci e fui criado dentro do Poder Judiciário”, salientou. João Waldeck disse, ainda, que o nome do fórum é em homenagem ao seu pai, Benedito Félix de Sousa. “Aproveito a oportunidade para cumprimentar todos os funcionários da Justiça de Itaberaí”, finalizou.

O prefeito da cidade, Carlos Roberto da Silva, lembrou que a região nunca foi esquecida e agradeceu a atenção especial que a cidade recebe da Justiça Goiana. “O Poder Judiciário está sempre presente na nossa cidade”. Ele declarou ainda que o Judiciário “é um poder do povo e para o povo” e dotando o local com uma boa estrutura diminuirá a distância entre a Justiça e o jurisdicionado, visando garantir uma sociedade mais compromissada com os direitos comuns. “Nosso agradecimento especial ao desembargador João Waldeck, que é filho da terra e muito nos orgulha”, elogiou.

O procurador-geral de Goiás, Alexandre Tocantins, que representou Marconi Perillo, ressaltou que o Poder Executivo reconhece o trabalho que o Poder Judiciário tem feito em todo o Estado. “Essa é uma parceria institucional e há um respeito mútuo. O Judiciário acompanha o crescimento das cidades e quem ganha é a sociedade. Esta reforma nada mais é do que a clara demonstração de que a Justiça goiana se preocupa com servidores, advogado e jurisdicionados”, pontuou.

Pedra Fundamental TRE-GO

Ainda pela manhã, o presidente do TJGO participou, juntamente com o presidente do TRE-GO, desembargador João Waldeck, do lançamento oficial da pedra fundamental para as obras de construção do Cartório Eleitoral da 15ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Itaberaí e Heitoraí. A futura sede será edificada na rua Mestre Virgílio, esquina com a rua Antenor Camilo, no setor Central de Itaberaí. O terreno foi cedido pela União e abrigará 240 metros quadrados de área construída.

O cartório contará com sala de atendimento, secretaria, arquivo, sala de juiz e audiências, depósito de urnas, sanitários para uso público e de funcionários. Já nas áreas externas haverá estacionamentos, espaço para manobra de veículos, bicicletário e jardim.

O juiz eleitoral Gustavo Braga frisou que o lançamento da pedra fundamental não é apenas um ato simbólico, “mas a realização de um projeto de muito orgulho para o cidadão-eleitor itaberino”. Segundo ele, o início da obra marca uma nova fase da Justiça eleitoral na região. “O eleitor, por ser a figura central de todo o processo democrático, precisa de atendimento digno, confortável e de qualidade”, enfatizou.

Também estiveram presentes nas solenidades, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-GO, desembargador Walter Carlos Lemes; os desembargadores Itaney Francisco Campos e Norival Santomé; a juíza Christiane Gomes Falcão Wayne, representando a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego); os juízes Paulo César Alves das Neves (Goiânia), Sílvio Jacinto (Itapirapuã) e Natanael Reinaldo Mendes (Itauçu); Wilson Gamboge Júnior, diretor-geral do TJGO; Luiz Cláudio, diretor de Obras do TJGO; Paulo Henrique Otoni, promotor de Justiça de Itaberaí; Marcelo Arantes de Melo Borges, juiz membro do TRE-GO. Além de autoridades estaduais, municipais, do Poder Judiciário, do TRE-GO. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)