Para garantir maior segurança das informações do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, inaugurou, nesta quarta-feira (28), o Centro de Comando do Datacenter do Poder Judiciário. Neste local ficam hospedados e armazenados todos os computadores servidores e unidades de armazenamento (storages) do Tribunal.

O projeto foi elaborado pelo Departamento de Engenharia do TJGO com o apoio da Divisão de Estrutura Tecnológica, que é vinculada à Diretoria de Informática. Para concluí-lo foram necessários 110 dias e investidos R$ 1.264.217,9.

Segundo o diretor de Informática, Antônio Pires, a intenção do Poder Judiciário ao implantar o Centro de Comando (antessala) é garantir o fornecimento ininterrupto de energia elétrica aos computadores servidores e sistemas, por meio de dois grupos geradores e no-breaks. A ideia é que, no caso de falha de um deles, o outro assumirá automaticamente. “Ainda que haja queda de energia na região do Tribunal em Goiânia (onde está o Centro de Comando), o sistema, continuará funcionando em todo interior de Goiás, bem como no Fórum Criminal, no Jardim Goiás”, explicou.

De acordo com Glauco Cintra Parreira, diretor da Divisão de Infraestrutura Tecnológica do TJGO, a antessala tem a função de receber todos os equipamentos de telecomunicação e links de internet e dados, além de servir como a “primeira camada de segurança” para a Sala Cofre. “Qualquer pessoa que for adentar à Sala Cofre terá que passar por dois controles biométricos de acesso. Esse ambiente também possui sensores de temperatura e umidade a fim de garantir um adequado ambiente computacional”, ressaltou.

Ainda segundo Glauco, o local é monitorado por 12 servidores da Divisão, que recebem alertas via e-mail e mensagem de celular (SMS) em tempo real de todo o funcionamento do ambiente. “Assim, qualquer anormalidade de caráter urgente, a equipe é informada e então são tomadas as devidas providências”, frisou.

Também presente na inauguração, a presidente da Comissão de Informatização, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, agradeceu à equipe de Informática pelo trabalho realizado e ao desembargador-presidente por tê-la designado para presidir a comissão. “Esse é o resultado de um trabalho que acompanhei de perto, visto que a Diretoria de Informática me inteirou de cada passo”, afirmou.

Datacenter
Composto de dois ambientes – sala-cofre e a antessala inaugurada hoje, o Datacenter é onde ocorre o processamento dos dados oriundos dos sistemas administrativos e judiciários do TJGO, como Processo Judicial Digital (Projudi), Sistemas de Primeiro e Segundo Graus (SPG e SSG), Processo Judicial Eletrônico (PJE), Folha de Pagamento, Webmail, Servidor de Arquivo, ARCA, Sistema de Decisões Monocráticas, Portais da Internet e Intranet, Selo Eletrônico, entre outros.

Também estiveram presentes na inauguração o diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior; o diretor de Obras, Luiz Cláudio Dias; secretário-geral da Presidência do TJGO, Fernando Chaves; secretário de Gestão Estratégica, Leonardo Rodrigues de Carvalho; juiz Aureliano Albuquerque e servidores da Diretoria de Informática do TJGO. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Leia Mais:

TJGO consegue classificação máxima em boas práticas de TI