Numa iniciativa conjunta entre a Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia, Defensoria Pública e o 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), reunião no Auditório do Fórum desembargador Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás, com o objetivo de traçar metas e diretrizes para o bom funcionamento do 2º Cejusc. O encontro contou com a participação de juízes, defensores públicos, conciliadores e mediadores judiciais. 

Três temas foram abordados pelos participantes na reunião. O primeiro, Funcionamento do Centro Judiciário em parceria com a Defensoria Pública de Goiás, foi proferido pela juíza da 1ª Vara de Família e Sucessões e coordenadora do 2º Cejusc, Sirlei Martins da Costa, que também fez a abertura do encontro. Postura do Conciliador/Mediador no Exercício de Suas Funções foi o tema da segunda palestra, ministrada pela instrutora e mediadora Celma Laurinda de Freitas. Já o juiz da 5ª Vara Cível e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania, Paulo César Alves das Neves, abordou o tema Perspectivas para o Mediador e Conciliador com a Entrada em Vigor do Novo CPC.

A juíza Sirlei Martins da Costa (foto) ressaltou a responsabilidade do conciliador e frisou que o funcionamento do 2º Cejusc deve ser como o de uma orquestra afinada, com a participação de todos, sem egos e um contribuindo com o outro. Ela lembrou que o conciliador que atua no 2º Cejusc está preparado para conduzir a conciliação nas audiências e enalteceu o índice de acordos na fase pré-processual, “que é o melhor do País”, informou a magistrada.

O gerente cível da Defensoria Pública, Domilson Rabelo da Silva Júnior, considerou positiva a iniciativa e justificou ser necessária reunião como essa, “para verificarmos sempre uma necessidade de alinhamento de rotina para atender melhor o assistido”. Ele ainda revelou que a “Defensoria Pública, dentro de sua capacidade, quer atender o máximo de demandas”. A defensora pública Michelle Bitta também considerou o encontro positivo e propôs novas reuniões, “para que possamos trocar ideias e experiências, para atingirmos o bem comum”, completou ela.

O diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, que prestigiou o encontro, destacou ser importante “que todos que atuam nesse meio da conciliação e solução de conflitos que o façam em conjunto para melhor atender ao cidadão”. Ele também prevê que com o advento do processo eletrônico, ainda neste ano, essa atuação em conjunto vai ganhar ainda mais em celeridade. (Texto: Bruno Rocha - Assessoria de Imprensa da Diretoria do Foro de Goiânia - Fotos: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)