Foi entregue, nesta terça-feira (28), em Inhumas, o 28º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça. A solenidade de inauguração foi prestigiada pelo coordenador do núcleo, juiz Paulo César Alves das Neves; o diretor do Foro local, juiz Pedro Silva Côrrea, e representantes da Faculdade de Inhumas, local onde está instalado o centro.

Conforme o coordenador do Núcleo, juiz Paulo César Alves das Neves, a conciliação é uma maneira eficaz de solucionar os problemas da comunidade. “E a instalação dessa unidade visa fortalecer a prática e a pesquisa dos alunos do curso de Direito da faculdade,” ressaltou. O magistrado ainda anunciou que serão inaugurados vários centros em outras comarcas do Estado.

Para o diretor do Foro e coordenador da unidade de Inhumas, juiz Pedro Silva Côrrea, “é de grande importância a instalação do centro judiciário em Inhumas”. Ele destacou que o objetivo principal do centro é a prevenção de conflitos. Pedro Corrêa também destacou que os estudantes vão adquirir a cultura da conciliação. A diminuição da demanda é outro fator positivo apontado pelo diretor do Foro local.

A diretora da mantenedora da Faculdade de Inhumas, Celma Freitas Costa, afirmou que quem mais vai ganhar com o centro judiciário será a comunidade de Inhumas. Ela também destacou os benefícios da mais nova unidade, que, segundo ela, são o desenvolvimento de um processo pedagógico no curso de Direito e a responsabilidade social da faculdade com o município de Inhumas.

Além dos representantes do Judiciário goiano e da instituição de ensino, participaram da inauguração membros do Ministério Público, vereadores, secretários municipais e representantes da Prefeitura de Inhumas. (Texto: Bruno Rocha - Centro de Comunicação Social do TJGO)