O juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 1ª Vara Criminal de Goiânia, determinou o arquivamento do inquérito policial em que um homem suicidou-se após ter sido condenado, em Atlanta, nos Estados Unidos, à prisão perpétua por ter assassinado no país sua mulher.

Consta dos autos que Jacintho Neves foi extraditado ao Brasil, onde cumpriu pena na Agência Prisional. Em seguida, depois de progressão de regime, passou a usar tornozeleira eletrônica. No entanto, em 17 de fevereiro deste ano, foi encontrado enforcado por uma corda em sua residência, no setor dos Funcionários, na capital. A tornozeleira estava em sua perna quando morreu.

Segundo os autos, o laudo de exame cadavérico e de local de morte violenta concluíram que houve “óbito por asfixia mecânica decorrente de enforcamento. E, que a vítima deliberadamente, por si mesma e sozinha, executou as ações que finalizaram em seu falecimento”.

O magistrado ressaltou que, de acordo com depoimentos, a vítima apresentava quadro depressivo e fazia uso de medicamentos psiquiátricos que foram encontrados na cena do crime. “Não existindo crime doloso contra a vida, não há razão que enseje propositura de ação penal pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), conforme mencionado, trata-se de fato atípico”, concluiu, ao atender ao requerimento do MP. (Texto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)