A comarca de Luziânia concluiu, na sexta-feira (26), o módulo teórico do Curso Básico de Mediação Judicial, em conformidade com a Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dezessete alunos participaram para, futuramente, atuar como mediadores no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do local.

O curso foi ministrado entre os dias 22 e 26 de junho, pelos instrutores Maria Lúcia de Castro, Sandra Lílilan de Oliveira Bayma e José Maurício de Lima, sendo este último instrutor do CNJ em Brasília.

Para estarem habilitados como mediadores, os alunos, agora, deverão passar por estágio supervisionado, de no mínimo 60 horas. Eles vão realizar dez audiências de mediação em casos reais, atuando em duas como observadores, duas como co-mediadores e em seis como mediadores. Todo o período terá supervisão de um instrutor.

O curso foi realizado no Tribunal do Júri, no Fórum da Comarca de Luziânia e, ainda, arrecadou brinquedos, que serão utilizados na Brinquedoteca do Fórum local. (Lilian Cury - Texto: Centro de Comunicação Social do TJGO)