11756665 969057176450630 1191348001 nO corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, reuniu-se com o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) Ronnie Paes Sandre e com o diretor do Departamento da Tecnologia da Informação, Antônio Pires, no fim da manhã desta quarta-feira (22), para lançar oficialmente o sistema de Banco de Peritos.

 

O objetivo do sistema é oferecer um banco de dados centralizado de peritos para possibilitar aos magistrados um mecanismo de consulta em todas as comarcas do Estado de Goiás. O banco de dados reúne dados cadastrais e documentos probatórios de profissionais de diversas áreas como engenheiros, antropólogos, contador, economista, nutricionais, entre outros, para trabalhar como perito.

“Quando fui diretor do Foro da comarca de Goiânia tive esse projeto de atender os magistrados na dificuldade de escolher perito para atuar na área. Na época foi criado para a comarca um canal de forma singela, não oficial, diante das necessidades encontradas. Essa experiência que tive na diretoria serviu para que, como corregedor-geral, a ideia fosse modernizada e informatizada”, pontua o desembargador Gilberto Marques Filho.

Além dos magistrados terem um sistema próprio de consulta para a escolha dos peritos, no sistema será feito um ranking sobre a qualidade do trabalho realizado por profissional e área de atuação através de uma avaliação feita pelo juiz. “Estamos evoluindo segundo os princípios da administração pública no que diz respeito a impessoalidade”, pontua o juiz Ronnie Paes Sandre.

Segundo o diretor do Departamento da Tecnologia da Informação da CGJGO, Antônio Pires, normatizar é importante, além de não precisar de servidores para manusear o sistema. “O cadastro do profissional será validado pelo juiz auxiliar Ronnie Paes Sandre, que checará todos os documentos apresentados”.

A assistente social da comarca de Joviânia, Djane Sampaio foi a primeira profissional a realizar o cadastro. “Trabalho com relatórios e estudos sociais e fui orientada por um amigo advogado a fazer o cadastro”, pontua.

Para fazer o cadastro, o profissional deve acessar o endereço http://cnj.tjgo.jus.br/externo/cadastros_de_acesso/new e fazer o pré-cadastro, sendo necessário preencher todos os dados do formulário. Após, o pré-cadastro é enviado ao e-mail do profissional uma chave de acesso para validação. O solicitante deverá clicar no link do e-mail recebido para ativar o cadastro. Após a efetivação, o acesso é feito pelo endereço http://cnj.tjgo.jus.br/externo/cadastros_de_acesso/login. Após o acesso, o sistema apresentará, para o interessado, todos os campos para a inserção de documentos comprobatórios de regularidade profissional e civil. Após o preenchimento de todos os dados, o sistema irá enviar para o juiz auxiliar da CGJGO, Ronnie Paes Sandre, para a conferência das informações prestadas e posteriormente será feita a inserção no Banco de Peritos. (Texto e foto: Jéssica Fernandes - da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás)