Integrando a série de atividades previstas para serem realizadas durante a 14ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, na segunda (19) e terça-feiras (20), o juiz Vitor Umbelino Soares Junior, titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher de Rio Verde e integrante da equipe da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, iniciou a execução dos trabalhos relativos ao Projeto Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola, ministrando palestra para os alunos da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro e da Escola Municipal Nova Conquista. O evento contou com a participação, ainda, de mães e professores, bem como da sociedade em geral.

O evento aconteceu por meio da parceria com o Comando da Guarda Civil Metropolitana, que é presidido pelo comandante da GCMG, inspetor José Eulálio Vieira, que na ocasião foi representado representado por Rozimar Ferreira de Mendonça, guarda civil metropolitano e diretor da Assessoria de Políticas Sobre Drogas Municipal. 

Na palestra para as crianças, o magistrado abordou, por meio de uma linguagem didática, os principais artigos da Lei nº 11.340/2006, bem como a importância da prevenção e do combate à violência doméstica contra a mulher em todo o País. Segundo o juiz, “as crianças representam o nosso futuro, investir nelas é investir na própria cidadania, contribuindo para que possamos, a médio e longo prazos, acabar com a cultura do machismo e do patriarcado que permeia a sociedade brasileira e, de modo especial, a sociedade goiana.”

A equipe da Secretaria Municipal de Politicas Públicas para Mulheres também participou das palestras, e distribuiu panfletos sobre a Lei Maria da Penha, como também explicou ao público sobre os serviços disponíveis naquela secretaria para a população, tais como grupo reflexivos, apoio psicológico e a casa abrigo. (Centro de Comunicação Social do TJGO)