Integrar também é um dos sinônimos mais conhecidos da palavra agregar. Justamente sob esse viés, com disposição, empenho e vontade de fazer a diferença, os servidores de Itumbiara e da 4ª Região Judiciária participam ativamente, nesta quinta-feira (19), de três das cinco oficinas de capacitação propiciadas pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás durante o Programa Encontro Regional, que teve início na manhã desta quinta, nesta comarca sede. No decorrer das atividades do período matutino, o brilho diferenciado no olhar de cada servidor para melhorar a prestação jurisdicional alcançando, assim, um padrão de excelência, como almejado por toda a sociedade, pôde ser visto claramente no momento de interação com a equipe da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás que abarcou a temática “Liderar é Servir”.


Na sequência, após a abertura das atividades, teve início as capacitações condizentes ao Processo Judicial Digital (PJD) e Gestão das Serventias Judiciais utilizando o Sistema Controle e Contadoria. À tarde, essas mesmas capacitações tiveram continuidade, bem como foi promovida reunião com os representantes dos cartórios extrajudiciais,  coordenada pelo juiz Algomiro Carvalho Neto, auxiliar da Corregedoria e responsável por esta área pela CGJGO. As inovações do Novo Código de Processo Civil (CPC) de 2015 também foi tema ministrado nesta tarde pelo juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Corregedoria e coordenador do Programa Encontro Regional.

Já na sexta-feira (20) pela manhã, com as presenças do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, e do juiz Flávio Fiorentino de Oliveira, diretor do Foro em substituição na comarca de Itumbiara, ocorrerá a audiência interna com magistrados e servidores , cujas apresentações serão sobre perícia criminal, orçamento participativo, sistema controle e debates em geral. No início da tarde, o corregedor-geral fará a abertura da audiência pública voltada para a população em geral, que terá a oportunidade de expor dúvidas, críticas construtivas e sugestões relacionadas ao Judiciário para o seu real aprimoramento.

Capacitação e certificação digital

Nos dois dias do evento serão ministrados, por profissionais da CGJGO e do TJGO, cinco oficinas de capacitação abrangendo as seguintes áreas: Processo Judicial Digital (PJD), Gestão das Serventias Utilizando o Sistema Controle, Contadoria, Proad e Mediação e Conciliação Judicial. Nesta edição, o programa conta com a parceria direta da Escola Judicial de Goiás (Ejug), que certificará digitalmente, ao final, os participantes dos cursos. Toda a organização do evento está sob a responsabilidade da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO, que tem à frente o diretor da área Clécio Marquez.

Considerada o portal de entrada do Estado de Goiás, Itumbiara é integrante da 4ª Região Judiciária e alcança oito comarcas: Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Joviânia, Morrinhos, Panamá e Pontalina. Na atual gestão, já foram realizadas duas edições dos encontros regionais: em Luziânia (7ª Região Judiciária) e Anápolis (3ª Região Judiciária), com um total de 205 servidores capacitados. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos cedidas pela equipe da CGJGO que acompanha o evento)