O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, foi homenageado nesta quarta-feira (9) com a Comenda do Mérito Municipalista, Grau I, outorgada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). A deferência é em “reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento econômico, administrativo e social dos municípios goianos e pelos relevantes serviços prestados ao TCM-GO”, ressaltou o presidente da instituição, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, ao abrir a sessão solene, muito prestigiada e que contou com os representantes do governador José Eliton, secretário de Governo João Furtado Júnior; e do prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado, o controlador-geral do Município Gomes Bezerra.

Gilberto Marques disse sentir-se emocionado com a homenagem, mas que os créditos são para o Poder Judiciário goiano, que tem procurado se relacionar com os demais poderes e instituições de Goiás. “Nós temos feito um trabalho institucional muito bom, não só essa gestão, mas como nas anteriores, no intuito de reaproximar de todos os órgãos de importância na capital para o desenvolvimento de nosso Estado”, ressaltou o desembargador.

O presidente do TJGO reafirmou o entendimento de que todos os Poderes têm de andar juntos, principalmente neste momento de crise financeira, embora Goiás esteja em melhor situação em relação a outros, em função de suas riquezas do agronegócio. “Não podemos descuidar. Todos os Poderes devem estar atentos, cada um ombreado com o outro, procurando viabilizar economicamente o nosso Estado de Goiás”, pontuou o desembargador.

Durante a cerimônia, o conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto fez uma rápida apresentação da vida profissional do desembargador Gilberto Marques Filho e do trabalho que ele vem realizando ao longo de seus 42 anos na magistratura, não só como desembargador mas como juiz em todas as comarcas por onde passou. “Agora, coroando sua trajetória de magistrado como presidente do TJGO, fazendo com que todos os municípios do Estado de Goiás tenham condições para exercer a jurisdição de forma bastante efetiva”, pontuou, lembrando que “é isso que faz como que o TCM-GO reconheça, na pessoa do Gilberto Marques Filho, um homem que colabora muito para o crescimento das nossas comunidades”.

Ao se manifestar, o secretário João Furtado ponderou que o desembargador “é um presidente que nos honra com o seu desempenho frente ao Judiciário goiano” e que é testemunho da “relação democrática e transparente entre o Executivo o Judiciário, graças à liderança do homem público que ele é”. O procurador-geral do Estado, Benedito Torres Neto, falou da relação de amizade que tem com  a família do presidente do TJGO, afirmando  que os homens de bem têm de ser homenageados e que Gilberto Maques Filho vem trabalhando diuturnamente pelo Estado de Goiás, enfrentando a atual crise financeira vivenciada no Brasil.

A  Comenda do Mérito Municipalista do TCM-GO foi instituída pela Resolução Normativa nº 13/1982 e alterada pela Resolução Normativa nº 8/2004  daquela Corte de Contas. É conferida à pessoa física ou jurídica que tenha contribuído de forma excepcional para o desenvolvimento econômico, administrativo ou  social dos municípios goianos.

Minuto de Silêncio    

Ao final da solenidade, foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-integrante daquele Corte de Contas,  Roberto Guedes Coelho, ocorrido na terça-feira (8), e do ex-presidente do TJGO, desembargador João Canedo Machado, nesta madrugada.

Além de todos os conselheiros do TCM-GO, marcaram presença na solenidade o desembargador Jeová Sardinha, o controlador-geral do Estado Tito Souza do Amaral, e o secretário-geral da Presidência do TJGO Fernando Souza Chaves, entre outras autoridades. (Texto:Lílian de França/Fotos:Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJG)

Veja galeria de fotos
   

Durante a cerimônia, o conselho Joaquim Alves de Castro Neto fez uma rápida apresentação da vida profissional do desembargador Gilberto Marques Filho e do trabalho que ele vem realizando ao longo de seus 42 anos na magistratura, não só como desembargador mas como juiz em todas as comarcas por onde passou. “Agora, coroando sua trajetória de magistrado como presidente do TJGO, fazendo com que todos os municípios do Estado de Goiás tenham condições para exercer a jurisdição de forma bastante efetiva”, pontuou o conselheiro, lembrando que “é isso que faz como que o TCM-GO reconheça, na pessoa do Gilberto Marques Filho, um homem que colabora muito para o crescimento das nossas comunidades”.