02-04-reuniaojusticapazA presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, se reuniu, nesta segunda-feira (2), com juízes dos Juizados de Violência Doméstica, para avaliar a 10ª Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa e iniciar as ações da 11ª Semana, que será realizada entre os dias 20 a 25 de agosto.

A 10ª Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa aconteceu entre os dias 5 e 9 de março, com palestras, debates e serviços para mulheres, como atendimentos jurídicos e psicológicos gratuitos. Em Goiânia, o evento teve sede na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A campanha de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visa ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, por meio de julgamentos concentrados de ações relativas à violência de gênero.

Em todo o Estado de Goiás foram agilizados cerca de 2 mil processos, sendo que, desses, 300 somente nos Juizados da Mulher da comarca de Goiânia. Ao fazer o balanço da última edição do evento, Sandra Regina Teodoro Reis avaliou positivamente os trabalhos realizados. Ela informou que Goiás possui apenas quatro Juizados de Violência Doméstica, mas que diversos magistrados se dispuseram a auxiliar outras comarcas durante a Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa.

"Todo o trabalho que tivemos foi ótimo, nós tivemos até notícia internacional sobre nossos trabalhos. Contudo, o Conselho Nacional de Justiça tem cobrado mais audiências e mais sentenças. Por isso, iremos convocar os juízes para separar as próximas Semanas Nacionais, de agosto e novembro, para realizar um mutirão, visando alcançar os números pedidos pelo CNJ", disse a desembargadora.

Também participaram da reunião Maria Cristina Costa, juíza auxiliar da Presidência; Sirlei Martins da Costa, juíza auxiliar da Corregedoria; juiz Carlos Luiz Damacena, do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; juíza Camila Nina Erbetta Nascimento, da 12ª Vara Criminal de Goiânia e coordenadora da Gerência de Cidadania do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos; juíza Bianca Melo Cintra, em substituição no 1º Juizado da Mulher; juiz Vitor Umbelino, do Juizado de Violência Doméstica de Rio Verde; Cassia Aparecida Alves, secretária de Gestão Estratégica (SGE) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO); e servidores das áreas envolvidas na realização e divulgação da campanha. (Texto: Gustavo Paiva / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)