Em seu último dia como presidente do Tribunal de Estado de Goiás (TJGO), o desembargador Gilberto Marques Filho entregou, nesta quinta-feira (31), a obra de ampliação e revitalização da sede do TJGO, o Palácio da Justiça Desembargador Clenon de Barros Loyola. O empreendimento teve como objetivo principal a adequação de uma edificação com mais de 30 anos de existência, e que já não mais atendia às normas brasileiras e resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como às novas demandas do Poder Judiciário goiano.

O projeto arquitetônico da reforma, a cargo da Diretoria de Obras do TJGO, optou por manter os elementos estruturais de concreto aparente, tão marcantes do projeto original, conservando a história da nossa capital, e buscou utilizar elementos mais atuais e modernos e muito utilizados em ambientes corporativos, tais como vidro, divisórias piso-teto, revestimentos de pedras naturais como mármores e granitos, valorizando os ambientes do principal edifício do Judiciário do Estado de Goiás.

O retrofit (forma de revitalizar edifícios e outras construções trazendo a eles novas tecnologias) desta edificação destaca a utilização de um design mais promissor e de novas tecnologias de instalações elétricas, hidráulicas, lógicas e mecânicas, como a automação do sistema de ar-condicionado.

Esforço
Gilberto Marques Filho ressaltou sua alegria em ver a sede do Judiciário goiano “reformada e ampliada com o esforço de tantas pessoas”. Ele contou que esteve no canteiro de obras “quase todos os dias para que a reforma e ampliação pudessem ser concluídas a tempo”. O desembargador-presidente salientou que o trabalho realizado no prédio está dentro dos padrões de qualidade para o conforto de todos os que nele trabalham e também aos jurisdicionados.

Gilberto Marques Filho falou de sua relação com o desembargador Clenon de Barros Loyola e seus familiares, ponderando que já era tempo desta sede, que leva o nome de seu professor, passar por uma reforma, pois já não atendia às necessidades de magistrados, servidores e público em geral. “E nós, hoje, resgatamos a dignidade do nosso Palácio da Justiça Clenon de Barros Loyola e saio da Presidência do TJGO com o sentimento de dever cumprido”, pontuou.

O governador Ronaldo Caiado, que participou da solenidade, disse sentir-se honrado em presenciar a entrega da obra de ampliação e revitalização da sede do Tribunal de Justiça. “É um modelo de Tribunal para o Brasil”. Ele destacou as qualidades do desembargador-presidente como “um homem simples, dedicado e empreendedor e que fala com brilho nos olhos porque faz o que gosta”. Também o corregedor-geral da Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes, que assume a Presidência do TJGO nesta sexta-feira (1º), destacou o empreendedorismo de Gilberto Marques Filho, seu colega desde a época da faculdade.

O coordenador de Obras do TJGO, desembargador Itamar de Lima, lembrou que foi laboriosa caminhada até chegar à inauguração das novas instalações do TJGO. “Foi preciso enfrentar muitas dificuldades, afastar obstáculos de toda ordem, que foram desde a alocação de recursos e regularização das instalações junto à Prefeitura de Goiânia, até a concepção de um projeto arquitetônico. Tudo isso com o objetivo de retirar o TJGO de suas precárias instalações, pensando numa instituição a longo prazo, pois foram estas as determinações que a Comissão de Obras recebeu do presidente Gilberto Marques Filho”.

Mais conforto
O novo edifício apresenta ampliação das salas de trabalho, com a modificação da ocupação, em alguns casos, e a criação de novos ambientes que proporcionarão mais conforto aos servidores, magistrados e jurisdicionados. A edificação conta hoje com um amplo Plenário, para atender até 52 desembargadores, e 805 lugares para o público, além de uma sala de som e filmagem, com modernos equipamentos de áudio e vídeo.

O auditório, reformado, possui 342 lugares, e um espaço para eventos e exposições. Outro destaque foi a criação da Pinacoteca Desembargador Camargo Neto, espaço para exposições artísticas que anteriormente aconteciam, de maneira improvisada, na entrada da Avenida Assis Chateaubriand. A reordenação do hall de acesso visou, além do acolhimento dos visitantes, primar pelas questões de segurança e controle de acesso, fatores estes norteadores de toda a reforma. Somam-se, ainda, a instalação de novos e modernos elevadores para atender a atual demanda de servidores e público, os novos banheiros e a adequação dos ambientes para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Destaca-se também que todo o complexo do TJGO está regularizado juntos aos órgãos competentes, como Prefeitura, AMMA e Corpo de Bombeiros de nossa capital.

“Os espaços reformados expressam o caráter inovador, conciso e convergem com os ideais da atual gestão do TJGO”, observou o diretor de Obras, Luiz Cláudio Dias Faria.

Resumo da Obra
Os serviços de ampliação e revitalização foram realizados pela Construtora Norte Locação, Comércio e Serviços Eireli EPP, pelo valor total de R$ 45.422.107,23.

Conforme dados fornecidos pela Diretoria de Obras, dentre os serviços relevantes do empreendimento destacam-se a ampliação da subestação de energia elétrica, instalação de geradores de energia elétrica, instalação de no-break central, ampliação do Sistema de Segurança Digital e modernização da automação da Central de Ar Condicionado.

O edifício Clenon de Loyola tinha de 15.291,90m² de área construída. Com a ampliação, de 3.178,79m², passou a contar 18.470,69m².

Missa
Ao arcebispo de Goiânia Dom Washington Cruz abençoou o espaço, ressaltando que a sede do TJGO é de muita importância para a Justiça de nosso Estado. “É um lugar que todos buscam para solucionar seus problemas e que ele sirva sempre a Justiça”. Também presente, a Orquestra Sinfônica de Goiás.

A solenidade de inauguração da obra de ampliação e revitalização da sede do TJGO contou ainda com as presenças de autoridades estaduais, municipais, parlamentares, desembargadores, juízes auxiliares da Presidência do TJGO e da Corregedoria Geral da Justiça, juízes de Direito da capital e interior, servidores da Justiça e populares. Veja a Galeria. (Texto: Lílian de França/Fotos: Aline Caetano e Wagner Soares)