A Câmara de Vereadores de Uruaçu promoveu, nesta segunda-feira (16), sessão solene de entrega do Título de Cidadão Uruaçuense ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho. A homenagem, outorgada pelo Decreto Legislativo nº 5/2017, “foi em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados” pelo desembargador-presidente ao município.

Diante de um auditório lotado, Gilberto Marques Filho disse que estava feliz e emocionado em receber “honrosa homenagem”, e se comprometeu a zelar ainda mais por Uruaçu, “cidade que sempre teve o meu apreço”. "Aqui tenho amigos e parentes e ser um cidadão de Uruaçu me enche de orgulho", afirmou o desembargador.

O ato foi conduzido pelo presidente do Legislativo local, vereador Alacir Freitas Carvalho, que afirmou ser a homenagem de todos os filhos e filhas de Uruaçu, cabendo a Casa apenas referendar o desejo dos moradores da cidade. “Esta solenidade marca o reconhecimento do Poder Legislativo Municipal àqueles que, de uma forma ou de outra, ajudam a construir o progresso de Uruaçu e de seu povo. Esta honra representa os 13 vereadores desta casa e desta forma toda homenagem dada pelo Legislativo é uma honraria dada pelo próprio povo a Gilberto Marques Filho.”

O vereador fez um breve retrospecto da trajetória funcional de magistrado do presidente do TJGO, afirmando que Gilberto Marques Filho “ honra a magistratura e dignifica o Judiciário brasileiro por todos os 41 anos de dedicação exclusiva ao serviço público especializado da Justiça, dedicando sempre ao aperfeiçoamento do Direito e do Judiciário”.

Ao se manifestar, a diretora do Foro de Uruaçu, juíza Geovana Mendes Baía Moisés, destacou os benefícios que o presidente do TJGO levou para a região, tais como a reforma do fórum da comarca, projeto Justiça Móvel de Trânsito e o preenchimento das vagas de magistrado em todas as comarcas do Norte goiano. O prefeito da cidade, que representou o governador Marconi Perilo, Valmir Pedro Tereza, destacou a conduta e o empenho de Gilberto Marques Filho na manutenção da harmonia entre os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo no Estado de Goiás, proporcionando segurança e desenvolvimento para região.

Também o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Uruaçu, Rodrigo Rodolfo, e o promotor de Justiça da comarca, Afonso Antônio Gonçalves Filho, elogiaram “a sensibilidade com que Gilberto Marques Filho conduz o Judiciário goiano”, afirmando ser justo e merecido o título.

A solenidade contou com as presenças do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Uruçu, Antônio de Sousa Reis e dos demais integrantes da casa, vereadores Maria das Neves Laurindo da Silva Joeli Gomes da Silva, Ronival da Silva, Divino Ferreira Maia, Maria de Fátima Alves de Oliveira, Maria Abadia Martins da Costa, José Henrique Fernandes de Carvalho, Wagner Abadio da Costa, Robson Correia Pimentel, Raimundo Ferreira e Wanildo Freitas Carvalho.

Pelo TJGO, estiveram presentes o juiz auxiliar da Presidência, Ronnie Paes Sandre; juíza substituta em segundo grau Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec); assessor Militar, coronel Wellington de Urzeda Mota; e o diretor do Centro de Saúde, Ricardo Paes Sandre.

Também marcaram presença, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juiz Wilton Müller Salomão, servidores e juízes que integram o Programa Justiça Ativa, entre outras autoridades da região, amigos e familiares do homenageado. (Texto:Lílian de França – Fotos:Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos