O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, participou, nesta quarta-feira (19), da solenidade militar em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, no Comando de Operações Especiais, localizado no Jardim Guanabara, em Goiânia. A brigada é comandada pelo general Sérgio Schwingel.

O desembargador-presidente estava acompanhado do presidente da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e ouvidor-geral, desembargador Itamar de Lima; do juiz auxliar da Presidência do TJGO, Ronnie Paes Sandre; do diretor do Centro de Saúde do Tribunal de Goiás, médico Ricardo Paes Sandre; e do assessor militar do TJGO, coronel da PM Wellington de Urzêda. Também participaram da solenidade o juiz Hamilton Gomes Carneiro e o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Balestreri, que representou o governador Marconi Perillo.

Ao ler a Ordem do Dia, o general Scwingel frisou que o País, seu povo e seu Exército não sucumbirão ao pessimismo e à desagregação. “Temos fé nos valores da democracia, na nossa gente, na resiliência que nos fez vitoriosos tantas vezes e na cordialidade que requer respeito às desigualdades e diferenças. Acreditamos na hierarquia e na disciplina, como preceitos fundamentais de um Exército verdadeiramente leal à sociedade a que serve e defende”, afirmou.

Sobre a data
A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, um século e meio depois do descobrimento do Brasil. O episódio de Guararapes revela a gênese de nossa nacionalidade, sagrado ideal que reúne brancos, índios e negros, conjurados livremente, para defender a Pátria e expulsar o invasor estrangeiro.

O Comando de Operações Especiais é uma das grandes unidades operacionais do Exército Brasileiro e integra a Força de Ação Rápida Estratégica do Exército – o que a torna apta a participar de operações em todos os comandos militares de área. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria fotos