Dando cumprimento a um dos objetivos do biênio 2017/2019 da nova gestão, que é o aprimoramento das atividades do 1° grau, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, empossou, nesta quinta-feira (23), 44 novos servidores nomeados para a comarca de Goiânia. Eles foram aprovados no 1º Concurso Unificado do Poder Judiciário.

Os servidores assumirão os cargos de Analista Judiciário Área de Apoio Judiciário e Administrativo, Área Judiciária e Área Especializada da 1ª Região. Os novos servidores reforçarão e colaborarão para a efetividade da prestação jurisdicional no primeiro grau, conforme recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que por meio da Resolução 194/2014, instituiu Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, entre outras providências. “A orientação do CNJ é de priorização o primeiro grau. Então nós estamos também com esse propósito”, afirmou o desembargador-presidente. O TJGO também atende a Resolução do CNJ nº 219/2016.

Gilberto Marques Filho falou da felicidade em participar do momento. “Aqui, lembro o meu próprio início no Tribunal. Fico feliz também por saber que a minha família do Poder Judiciário está crescendo, recebendo novos membros”, ressaltou, ao frisar que possui 41 anos de magistratura. “Um dia eu estava no lugar de vocês. E parece que foi ontem. O tempo passa tão rápido! Eu cheguei aqui também jovem, como vocês estão chegando”, refletiu.

Para ele, a presença dos novos servidores fortalece o Judiciário em todas as áreas. “Tenho certeza que a dedicação de cada um será bem-vinda e isso é importante para que essa família seja fortalecida. Aqui surge nova esperança. Eu peço para que cada um de vocês venha com seu entusiamo juntar-se conosco para que possamos fazer um Judiciário cada vez mais forte”, destacou.

A diretora do Foro da comarca de Goiânia, Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva (foto), agradeceu a atenção dada pelo presidente ao primeiro grau. “Isso é fruto de sua sensibilidade. Então, nosso agradecimento por mais esse ato em prol do primeiro grau”, falou. Já aos novos servidores, Maria Socorro afirmou que eles chegam para agregar.

“Sabemos que passar em concurso não é fácil e é resultado de luta, renúncia e de experiência de muitos outros concursos. Esse auditório está tão bonito, cheio de pessoas jovens e que têm um brilho no olhar. É uma força que vem agregar ao nosso Poder Judiciário”, salientou. Ainda segundo ela, como a própria palavra sugere, eles se tornaram servidores públicos, ou seja, são os que mais servem à comunidade. “ E é assim que nos os acolhemos e temos certeza que trarão uma força do trabalho comprometida, leal. Enfim, farão tudo aquilo que esteja ao alcance de vocês para que tenhamos o Poder Judiciário goiano destacado nacionalmente e que tenham ciência que estamos aqui para atender aos nossos jurisdicionados”, finalizou Maria Socorro.

A odontóloga Karolline Alves Viana prestou o compromisso regimental em nome de todos os colegas. “Está sendo muito gratificante fazer parte do Tribunal de Justiça de Goiás. Espero poder contribuir com a Justiça e com os servidores”, disse.

Além de familiares dos empossados, estiveram presentes na solenidade, o diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Zacarias Neves Coelho; o ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima; a diretora-geral do TJGO, Aparecida Auxiliadora Magalhães Santos; o secretário-geral da Presidência, Fernando Sousa Chaves; secretária de Gestão Estratégica, Cássia Aparecida de Castro, e a diretora de Recursos Humanos, Fernanda Rassi Jungmann Arantes.

Curso
Durante toda a tarde, os novos servidores receberam informações sobre Direitos e Deveres dos Servidores do Poder Judiciário. Foram abordados assuntos como legislação básica, jornada de trabalho, ponto eletrônico, entre outros. Além disso, tiveram instruções gerais sobre o Proad. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja de galeria de fotos