O porcentual de acordos do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), referente ao programa do Justiça Móvel de Trânsito no mês de novembro, alcançou 90% de acordos. Dos 792 atendimentos, realizados nas comarcas de Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Jataí e Goianésia, 712 acordos foram concretizados. Desde novembro de 2000, o Justiça Móvel já efetuou 90.866 atendimentos e efetivou 80.877 acordos, totalizando o porcentual de 89% demandas solucionadas.

O Justiça Móvel de Trânsito atende exclusivamente acidentes com veículos automotores que não envolvem vítimas. Este serviço contribui para reduzir o tempo de espera na Justiça comum, uma vez que o atendimento é feito no local do acidente.

Para chamar a unidade do Justiça Móvel de Trânsito no local do acidente, basta ligar os números de atendimento nas respectivas comarcas. A equipe deslocará um conciliador, que tentará promover a conciliação dos envolvidos para solução imediata da questão. Feito o acordo, o conciliador o encaminhará para homologação do juiz. Não sendo possível, colherá provas para instrução do processo. Cada unidade móvel é equipada com computadores, máquina fotográfica e rádio de comunicação.

A Justiça Móvel não atua nos casos de acidentes de trânsito com vítimas, neste caso ligue 190. O seu atendimento e funcionamento em todas as comarcas, é de segunda a sexta-feira, em expediente forense. (Texto: Gustavo Paiva – Centro de Comunicação Social do TJGO)