Portador de hanseníase, Antônio Eterno de Oliveira, de 57 anos, conseguiu nesta quarta-feira (23), a aposentadoria rural por invalidez, durante o programa Acelerar – Núcleo Previdenciário, na comarca de Jussara. A audiência foi presidida pelo juiz-coordenador do Núcleo Previdenciário, Reinaldo de Oliveira Dutra.

Apesar de fazer o tratamento, Antônio (foto à direita) ainda sofre com os sintomas da doença. Ela teve alguns membros mutilados e ainda sente dores nas mãos e pés. "Quando descobri, a doença já estava avançada e, por isso, tive problemas nos dedos", afirmou. O tratamento é feito no Hospital de Doenças Tropicais em Goiânia (HDT) e, pelo menos uma vez por mês, ele vai no transporte oferecido pela prefeitura para a capital. “Eu vou porque é tudo de graça, mas as vezes o médico me passa uma receita e eu não tenho dinheiro para comprar”, contou.

De acordo com ele, o dinheiro que passará a receber vai ajudar “a comer e comprar os remédios”. O novo aposentado disse que moveu uma ação da Justiça esse ano e já obteve a resposta para seu problema. “Foi bem rápido e esse dinheiro veio como presente. Eu minha mulher estamos sem ter o que comer”, desabafou.

Antônio conta que trabalhou a vida toda na roça e foi em 2011 que descobriu que estava com a doença. “Eu até vivia bem, porque eu trabalhava e recebia, pouco, mas recebia. Aí eu não consegui mais trabalhar e comecei a passar necessidades das coisas”, ressaltou, ao afirmar que a esposa faz bicos para ajudar.

Agora, Antônio garante que sua vida vai mudar para melhor. “Eu pelo menos terei dinheiro para comprar o que comer. Estou muito feliz porque não vou passar necessidades das coisas”, destacou, ao mostrar o receituário guardado na carteira que consta um remédio que ainda não comprou porque não tem os 50 reais necessários para adiquiri-lo. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)