IMG 0912 pequenaA região Noroeste do Estado de Goiás ganhou destaque na mídia nacional com os inúmeros casos de abusos sexuais na cidade de Cavalcante. Com o objetivo de fortalecer e orientar os operadores do Direito, foi realizado, na última sexta-feira (7), o workshop com o tema Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes: Reflexões e Abordagem.

 

 

A parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e com a Polícia Civil visa trabalhar a melhor forma de abordar a criança ou o adolescente vítima de abuso sexual, o que inclui tipos de perguntas, conceitos, condução de entrevistas, revitimização ou vitimização secundária, falsas memórias e sugestionabilidade. IMG 0970 pequena

“Além do suporte para a vítima, temos que pensar também no suporte para a família. O abusador pode ser o provedor financeiro e com a punição dele, a família fica sem o devido sustento”, pontua o juiz respondente da comarca, Lucas de Mendonça Lagares (foto à direita).

A promotora de Justiça Karina d'Abruzzo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPGO, pontuou que o abuso sexual é um dos problemas mais sérios do País atualmente. “Esse tema nos desafia cada vez mais e exige de nós capacitação diária”.

A Secretaria Interprofissional Forense da CGJGO composta pela psicóloga Ana Paula Xavier, pedagoga Cyntia Bernardes e assistente social Maria Nilva Moreira, ministraram o workshop com apresentação de vídeos e dinâmica em grupo. “As pessoas em geral têm a visão distorcida sobre o abuso sexual. O workshop tem o intuito de direcionar e sensibilizar os profissionais para uma abordagem mais humanizada e que não revitimize a criança ou o adolescente”, pontua Maria Nilva.

“Temos que nos preocupar em como tratar a criança ou o adolescente para que ele dê o relato fidedigno do fato, pois na maioria dos casos não é evidências físicas”,endossa a psicóloga Ana Paula Xavier.

“Cavalcante foi a última comarca do interior a ser realizado este workshop. Em novembro finalizaremos o projeto na comarca de Goiânia”, ressalta a 1º juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, Maria Socorro Sousa Afonso da Silva.

O Workshop teve a presença de promotores de justiça da região, magistrados, conselheiros tutelares e delegados. (Texto e fotos: Jéssica Fernandes - da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)

Veja galeria de fotos