O juiz Mateus Milhomem de Sousa (foto), do 1º juizado especial criminal da comarca de Anápolis, sugeriu por meio de ofício ao governador Marconi Perilo, ao vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton de Figuerêdo Júnior e ao comandante da polícia militar, Divino Alves de Oliveira, a instalação de câmeras de segurança em viaturas e uniformes dos policiais. A iniciativa tem como finalidade resguardar a atividade policial, além de fins investigatórios ou para documentação de operações.

O magistrado aproveitou a oportunidade e lembrou o atentado ocorrido em Itumbiara, na última quarta-feira (28), em que culminou com as mortes do candidato a prefeito da cidade, José Gomes, e do policial militar, Vanilson João Pereira. O episódio deixou baleados o vice-governador e em um ex-dirteor de Comunicação da prefeitura. "Esta tragédia nos mostra que, mesmo em um local com muitas pessoas, a reconstrução dos fatos seria mais facilitada se os policiais que o acompanhassem estivessem com as câmeras pessoais." E acresentou: "percebemos o quão desamparados estão os policiais nas ruas, que muitas vezes agem em locais ermos e têm enorme dificuldade em demonstrar a regularidade da ação policial”, arematou o juiz.

Mateus Milhomem frisou ainda no documento que “os policiais civis, nas audiências, tem relatado continuamente a importância de possuírem equipamentos de filmagem nas investigações, o que resultaria em uma melhor qualidade dos serviços prestados à sociedade”.  (Texto: João Messias - Estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)