O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, recebeu, nesta sexta-feira (5), comitiva liderada pelo vereador Anselmo Pereira. O intuito da visita foi convidar os representantes do Poder Judiciário goiano para apresentar aos parlamentares da Casa o projeto Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola, de iniciativa da Coordenadoria da Mulher (TJGO), presidida pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis. A solenidade ocorrerá no dia 9 de maio, no plenário da Câmara Municipal de Goiânia.

O projeto tem a finalidade de destacar a atuação da educação como instrumento de prevenção da violência doméstica e familiar, por meio da conscientização de crianças e adolescentes. “Essa prática de orientação nas escolas foi originada na Holanda, onde já não há, praticamente, violência contra a mulher. Em Brasília, as palestras escolares já tiveram início há aproximadamente uma década, com bons resultados. A expectativa de alcance do projeto é muito positiva, já que temos tido o apoio absoluto do presidente Walter Carlos”, ressaltou a desembargadora.

O desembargador-presidente salientou que sua administração está empenhada não só no julgamento de demandas judiciais, mas nas questões humanas e sociais que podem ser desenvolvidas e aprimoradas pelo Poder Judiciário goiano. “A harmonia entre os Poderes garante ainda mais o sucesso de programas sociais”, frisou Walter Carlos.

Para o titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher de Rio Verde e coordenador do projeto, juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, “os altos índices de violência contra mulheres não serão resolvidos exclusivamente com processos judiciais, e a educação se apresenta como um caminho”.

Anselmo Pereira ressalta que a proposta terá o apoio da Câmara Municipal, “nós queremos levar esse programa a todas as escolas de Goiânia, não só de forma simbólica, mas pedagogicamente, evitando que a lei Maria da Penha seja aplicada futuramente”. (Texto: Carolina Dayrell/ Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)