O Judiciário goiano é parte intrínseca do desenvolvimento social e político do Estado de Goiás. Para destacar a memória do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que comemora 140 anos neste mês de maio, as comemorações pela data terão uma agenda especial de celebrações e eventos, que serão realizados entre os dias 5 e 12.

Instalado em 1874, o TJGO, na época denominado Tribunal da Relação, foi o oitavo  do país, ainda no período da monarquia, por decreto do imperador Dom Pedro Segundo. Sua primeira instalação ocorreu na então capital Vila Boa, hoje Cidade de Goiás. A antiga sede empresta seus traços arquitetônicos para o logotipo do evento, que ilustrarará todo o material relativo às comemorações. A concepção e criação são do designer gráfico Wendel Reis, do Centro de Comunicação Social (CCS) do TJGO, que também projetou o selo comemorativo dos correios, a ser lançado na semana de comemorações.

Na agenda, destaque para a exposição de processos históricos - datados do século 19 - que irá contar história da legislação e, por consequência, da sociedade. Nos autos retratados, pedidos de alforria, inventário listando escravos como animais e crimes de menor relevância julgados em júri popular. A exposição começa nesta segunda-feira, 5, na cidade de Goiás, e depois, na terça-feira, 6, será aberta em Goiânia, no hall de entrada do TJGO, onde fica até o dia 16.

Para o presidente do TJGO, o desembargador Ney Teles de Paula, as comemorações são importantes para destacar o histórico e o legado do Poder Judiciário em Goiás. "O TJGO é um dos dez maiores tribunais do país, com mais de cinco mil funcionários. Buscamos mais parâmetros de modernidade e agilização da justiça e nossa meta é melhorar a cada ano". (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a programação completa:


5/5 - segunda-feira
18 horas - Missa em Ação de Graças pelos 140 anos do Tribunal de Justiça de Goiás. Local: Catedral da Cidade de Goiás (Matriz de Sant'ana). Celebrante: Dom Eugênio Rixen - Bispo Diocesano.
19h30 - Solenidade de Abertura das Comemorações. Local: Teatro São Joaquim. Na ocasião, também será exibido o documentário 140 anos do TJGO e haverá palestra com o escritor Geraldo Coelho Vaz, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, com o tema Memória do Poder Judiciário do Estado de Goiás.


6/5 - terça-feira
15 horas - Abertura da exposição de fotografias e processos históricos do Tribunal de Justiça de Goiás e divulgação do resultado e premiação do concurso de redação. Local: Saguão do TJGO.

7/5 - quarta-feira
9 horas - Celebração Ecumênica. Local: Plenário da Corte Especial.

8/5 - quinta-feira
9 horas - Lançamento do Selo Comemorativo pelos Correios
9h30 - Entrega simbólica de gelatina ao Hospital do Câncer
10 horas - Palestra com a professora Maria Augusta Santana de Morais, com o tema: O Tribunal de Relação e Contexto Histórico de sua Instalação. Local: Plenário da Corte Especial.

9/5 -  sexta-feira
18 horas - Solenidade de Encerramento das Comemorações. Local: Plenário da Corte Especial. Oradores: Itaney Francisco Campos, prefeito Paulo Garcia, governador Marconi Perillo e o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula.
18h30 - Palestra com a escritora Lena Castelo Branco, com o tema: Poder Judiciário e a Evolução Institucional do Estado de Goiás. Local: Plenário da Corte Especial.
19h30 - Apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob regência do maestro Joaquim Jaime. Local: Saguão do TJGO.


12/5 - segunda-feira
20 horas - Sessão especial no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia, em comemoração aos 140 anos do TJGO.