Teve início nesta quarta-feira (1º), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a série de cursos de capacitação ao novo processo eletrônico, voltados aos servidores das Varas Cíveis da comarca de Goiânia. Divididos em 11 turmas, nos turnos matutino e vespertino, os cursos têm como objetivo preparar os servidores para o novo sistema eletrônico que está sendo implantado no Judiciário goiano, a partir da comarca da capital. O curso é uma promoção da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), da  Corregedoria Geral de Justiça de Goiás (CGJGO), Diretoria do Foro da comarca de Goiânia e da Diretoria de Informática do TJGO.

Duas instrutoras, Ana Sávia Leocádio Correa e Talita Jesus do Nascimento, ambas da Divisão de Gerenciamento dos Sistemas Eletrônicos da CGJGO, ministram o treinamento aos servidores da comarca de Goiânia, em média de 40 alunos por turma. A abertura, nos dois turnos, foi feita pela diretora da Divisão de Gerenciamento dos Sistemas Eletrônicos da CGJGO, Maria de Fátima da Silva.

Durante três dias, os alunos dos dois turnos recebem treinamento sobre a rotina cartorária com o novo processo digital. Na primeira semana, o treinamento acontece nos dias  1º, 2 e 3 de junho. As aulas terão sequência nas duas semanas seguintes ( 7, 8 e 9, e dias 14, 15 e 16). Magistrados e assessores das varas cíveis também farão o curso, com uma turma no dia 10, e outra no dia 17 de junho. Em julho, está reservada turma para o período entre 12 e 14 daquele mês.

Escrivã da 1ª Vara de Família, Ana Carolina Ferreira Rocha considerou essencial a realização dos cursos aos servidores. “Não é só importante, mas essencial, pois o Poder Judiciário goiano e a tecnologia agora andam juntos”, frisou. Para ela, é fundamental que todos os servidores das Varas Cíveis da comarca de Goiânia tenham acesso a esse treinamento, “pois podemos conhecer na teoria e na prática as ferramentas que vamos utilizar em pouco tempo”, destacou. Ana Carolina elogiou o processo digital que está sendo implantado no Judiciário goiano, “pois vai trazer celeridade à prestação jurisdicional”, justificou.

O anúncio da série de cursos de capacitação ao novo processo eletrônico havia sido feito pelo diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, em reunião com os escrivães no dia 17 de maio. O magistrado destacou, naquela ocasião, sobre a importância da participação dos servidores nos cursos, “para que a implantação do processo eletrônico tenha êxito e ocorra sem prejuízo à prestação jurisdicional”, informou Dias. (Texto: Bruno Rocha – Assessoria de Imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia/Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social)